16 maio, 2007

ANTÓNIO COSTA


Não resisto a transcrever um pequeno extracto da crónica de Baptista-Bastos, publicada no DN, de hoje, subordinada ao título: " Portugal passa ao lado".
Aí vai:
" Entretanto, a designação de António Costa para Lisboa ergue a suspeita de que Sócrates quis remover um émulo poderoso. Manigância com antecedentes: lembremo-nos das ciladas a Mário Soares e a Manuel Alegre. Maquiavel advertiu que em política não há moral. Sócrates não leu: mas aprendeu de ouvido.".
Transcrevo, porque admito a suspeita. Porque de tal já me tinha lembrado. Já me tinha lembrado, porque a vida me tem ensinado muita coisa.Aliás, também Medeiros Ferreira, no seu blogue, já tinha escrito: quem quer tramar Costa?
Só não concordo com o articulista numa coisa: não acredito que Sócrates não tenha lido Maquiavel...
Eduardo Aleixo

4 comentários:

Anónimo disse...

Com tanta vontade em atirar pedras ao Socrates nem vêem que estão a classificar muito mal António Costa, e ele não merece.
António Costa tem estrutura para dizer não se não lhe interessar a nomeação, também tem inteligência suficiente para analisar situações e causas.
Que faz falta no governo isso faz, mas em ultima instância a opção foi dele...
made

Bartolomeu disse...

Eu diria, caro Eduardo Aleixo, que sócrates é a reedição de Nicolau Maquiavel, só que... em mau. Porque Maquiavel, foi um político realista.

Unknown disse...

Não atiro pedras. Não é do meu feitio. Mas sou livre de criticar. De gostar. De não gostar. Sócrates não está, não deve estar, numa sociedade saudável, livre de cráticas ( era só o que faltava! ). Quanto a António Costa, admiro-o e tenho pena que saia. Penso não ser boa solução a sua saída. Quanto às interpretações que se façam sobre as decisões políticas, elas são produto da nossa liberdade de pensamento. De que não abdico. Seja em relação a Sócrates, seja em relação a quem for.Além disso, achar, ou imaginar, que Sócrates leu Maquiavel não é defeito para quem gosta de Maquiavel. Pelo contrário, é uma virtude. Embora para mim não o seja.

Unknown disse...

Sim, de acordo, Caro Bartolomeu, Sócrates é uma má imitação...