16 maio, 2007

MIA COUTO


Mia Couto recebeu, na semana antes do 25 de Abril, o Prémio União Latina das Literaturas Românicas. Sendo moçambicano, este biólogo, poeta e contista, é o primeiro escritor africano a receber este prémio.
Lendo-o, percebe-se logo que é um poeta que conta estórias, e num português doce, reinventado, enriquecido.Como ele disse, numa entrevista recente: « O facto de eu ser um poeta que conta estórias fez-me inevitavelmente assumir a construção de uma linguagem própria. O que me apaixona na língua portuguesa é o quanto ela pode deixar de ser portuguesa, o quanto ela pode ir para além dos seus próprios limites».
Lendo Mia Couto, por exemplo os contos do seu livro, " Na berma de nenhuma estrada", já não é só o encanto da nossa língua aquilo que nos embriaga, é o resto, o que está para além,e que é um oceano de ternura...
Parabéns, Mia Couto. Continua a estreitar os laços de Portugal e de Moçambique. Acredito que através de literatura tão bela como a tua se logrem pontes entre os dois países, que a Política não conseguiu, até agora, por motivos vários, alheios obviamente à arte e à poesia.
Eduardo Aleixo

2 comentários:

Bartolomeu disse...

Ainda não li Mia Couto.
Para que tenha uma ideia, não passei ainda da vigésima página do "Equador", sou um mandrião.
:)
Mas a "Formula de Deus", li de uma assentada. A "jangada", devo ter lido umas 3 vezes, "O Cerco", 1 vez, "O Memorial" 4 vezes, "O Ensaio" devo ter comçado a ler umas 10 vezes, a vez que fui mais longe, parei quando começaram à fogachada aos ceguinhos. É sempre a velha história... gostam muito de arrear no ceguinho. "O Código de Da Vince" li uma vez e ia cheio de embalagem para ler a segunda, mas como apareceu o filme... estraguei tudo.
Mas Mia Couto, está na calha.

Maria Eduarda disse...

Pois Mia Couto é mesmo a não perder Bartolomeu. Só eu tenho preguiça para tudo menos para ler. E já agora deixo outra dica, sobre um jovem autor angolano de que já aqui falei e que é muito bom, embora não seja tão conhecido como Mia: Ondjaki. Se aos 30anos já é quem é, imagino o que será com a idade do Mia...