28 abril, 2007

CANÇÃO COM LÁGRIMAS E SOL



( Para Adriano Correia de Oliveira )

Eu canto para ti um mês de giestas

Um mês de morte e crescimento ó meu amigo

Como um cristal partindo-se plangente

No fundo da memória perturbada.

Eu canto para ti um mês onde começa a mágoa

E um coração poisado sobre a tua ausência

Eu canto um mês com lágrimas e sol: o grave mês

Em que os mortos amados batem à porta do poema.

Porque tu me disseste: quem me dera em Lisboa

Quem me dera em Maio. Depois morreste

Com Lisboa tão longe ó meu irmão de Maio

Que nunca mais acenderás no meu o teu cigarro.

Eu canto para ti à tua espera

Teu nome escrito com ternura sobre as águas

E o teu retrato em cada rua onde não passas

Trazendo no sorriso a flor do mês de Maio.

Porque tu me disseste: quem me dera em Maio

Porque te vi morrer eu canto para ti

Lisboa e o sol. Lisboa viúva ( com lágrimas com lágrimas )

Lisboa à tua espera ó meu irmão tão breve.

Manuel Alegre

Sem comentários: