29 março, 2007

A MELHOR ESTÓRIA DE MARÇO

Para mim, a estória digna de figurar no blogue, como a melhor estória de Março, refere-se à gloriosa coragem demonstrada pela D. Maria Dolores Ramos, a Ti Dolores, mulher de 77 anos, que ficou a ver um comboio passar por cima dela, naquele dia 15 de Fevereiro, na antiga passagem de nível de Teixe, em Barroselas, Viana do Castelo, sem apanhar um único arranhâo e sem deixar o seu espírito de humor notável.
Tendo transposto um carril, caíu e não conseguiu levantar-se, por causa da artrose.« A muito custo lá me consegui sentar no meio da linha, e por ali fiquei seguramente uns dez minutos, à espera que alguém passasse para me ajudar»
" Mas não apareceu ninguém.« Quem passou foi o comboio. Foi Deus e Nossa Senhora de Fátima que me salvaram», conta a idosa.Não esconde os momentos aterradores por que passou quando olhou em frente e viu o comboio aproximar-se na sua direcção.« Ainda esbracejei a ver se o maquinista me via no meio da linha, mas qual quê?», recorda, sempre com umas gargalhadas à mistura."
" Demonstrando um sangue-frio e uma lucidez impressionantes, Maria Dolores deitou-se ao longo da linha e ficou ali, " quietinha e muito direitinha " à espera que o comboio lhe passasse por cima.« Olhe, comecei a rezar e a pedir perdão a Deus pelos meus pecados. Mas quando vi que a primeira carruagem passou por cima de mim e nem me tocou, pensei logo que estava safa. E safei-me mesmo», conclui.
" O comboio acabou por parar, cobrindo ainda parte do corpo dela e o maquinista foi a correr ver o que se tinha passado, tendo ficado embasbacado, quando a viu sã e salva, sem um único arranhão".
" Vieram logo outras pessoas, levantaram-me e ficaram a segurar-me, mas eu disse-lhes logo que não precisava que me segurassem, porque me aguentava muito bem em pé. Perguntaram-me também se eu estava bem da cabeça e eu disse que, se calhar, estava melhor do que eles", gracejou.
" Nesse dia, por acaso, até dormi bem. No outro a seguir é que o meu coração começou a bater com muita força, mas meti um comprimido debaixo da língua e passou logo, conta Maria Dolores que sofre também de angina de peito."
" Agora, e sempre que tem uma oportunidade, dá uma espreitadela nos comboios, que lhe passam mesmo ao pé da porta, como que para tentar perceber como ainda está viva, , depois de um monstro daqueles lhe ter passado por cima. " Às vezes, baixo-me para ver a altura que vai da parte de baixo do comboio até à linha. E olhe que, às vezes, até me arrepio."

Se fosse eu, confesso arrepiar-me-ia até ao fim da minha vida.
Agradeço que o jornalista, Vítor Costa Pereira, tenha escrito esta estória, de coragem e de desafio perante a vida. É que por ela ser muito superior àquelas em que damos mimos a fantasmas com que mimoseamos os nossos mimados " eus ", estou certo que também os meus colegas de blogue não se importam de a eleger como a melhor estória do mês de Março...

Eduardo Aleixo

1 comentário:

Maria Eduarda disse...

Não é a melhor estória do mês de Março. É a estória do ano, do século, do blogue. Bem esgalhada!