Preciso escrever. Disse Virgílio Ferreira e muitas outras pessoas. Há muita gente que tem necessidade de escrever. Não são escritores, nem poetas, nem têm pretensões a tal. Mas "precisam" de escrever.
Toda a vida escrevi. Tenho pastas cheias de páginas amarelecidas pelo tempo e algumas em risco de se desfazerem, tantas foram as voltas que deram nesta vida. Muitas vezes peço aos meus amigos que me "ouçam a escrita", pois não me é muito fácil verbalizar certas emoções. As de felicidade sim: é-me muito fácil demonstrar alegria e dar gargalhadas do fundo do coração. Mas quando se trata de falar de tristezas é um cabo de trabalhos.
Também não me é facil chorar. Há tantos anos que não choro lágrimas que se vejam! E sei que bem precisava... mas que fazer? Pode ser que um dia destes alguém tenha o condão de abrir a torneira e então chorarei todas as lágrimas que guardo há anos dentro de mim.
Mas hoje não é dia de lágrimas. Hoje é dia de alegria: tenho amigos que cultivam a amizade como se deve. Sinto-os sempre presentes. Andam por aqui, pelo telemovel, movem-se silenciosamente por email... mas sei que estão comigo. Sempre.
Poderia pensar que fazem isso porque têm todo o tempo do mundo. Mas a verdade é que todos temos todo o tempo do mundo e inventamos constantemente a desculpa da falta de tempo. E a verdade é que para os amigos não pode nunca faltar o tempo ou a amizade acabará.
Perdi alguns companheiros pelo caminho. Julgava que eram meus amigos mas enganei-me. Por mais que tenha teimado em que não precisava que a minha amizade e atenção fosse retribuída, tive que admitir que não é verdade. Não existe amizade se não há retorno. Não adianta dar-mo-nos de corpo e alma a quem só lá está para receber... de amigos desses não preciso. Agora destes Eduardos que fazem parte da minha vida, sim!
Fica escrito. Julgo que não seria capaz de vos dizer o bem que vos quero de outra maneira.
E obrigada por me serem tão indispensáveis!
1 comentário:
Hoje estou profundamente triste e sei que também estás. Está doente alguém de quem gostamos muito, que nos apoia, nos ajuda, que se preocupa connosco.Provavelmente não escreveste nada aqui porque te sentes mal (adoentada, triste, sem energia). A São é muito querida para todos nós e todos estamos a sofrer com ela, mas confio que tudo se vai resolver por bem porque estamos juntos com a força do nosso pensamento.
Enviar um comentário