23 julho, 2006

Não há bela sem senão


Pois é! Nem tudo são rosas, quer dizer: mar, andorinhas, burros, cegonhas, etc. Também há o lado negativo das terras pequenas. Sobretudo terras novas, compostas de gente que não é do sítio. Que veio dos mais diferentes pontos do globo, com as culturas mais divergentes.
Constituem-se em "grupos" como se vivessem num qualquer país estrangeiro. Puxam a brasa à sua sardinha, porque no fundo a sardinhada mesmo, não é a deles!
E é claro... vive-se para as aparências. Se o vizinho comprou um belo AP eu vou comprar uma vivenda, e logo a seguir outro irá comprar uma com piscina e por aí fora.
Usam-se pelos vistos as louras, muitíssimo platinadas, com os cabelos secos como palha. Às tantas está na moda apresentar uma esposa platinada no clube da terra.
Nestas terras, as pessoas são todas informadíssimas, cultíssimas e não se cultiva qualquer espécie de preconceito.
Assim ouvi uma "loira" referir-se a um preto que conduzia o seu Renault Clio como "escuro". "Faz-me lembrar aquele escuro do outro dia, sabes?" Será que a senhora julga que pensei que ela é menos racista por se referir a um preto como "escuro"?
Pois realmente é pena, não se tratar apenas de um caso. São às dezenas. Cada um a rivalizar com o vizinho. Querem ser MAIS. MUITO MAIS: ricos, inteligentes, cultos e claro: loiras! MUITO LOIRAS e muito informadas.
Pena não me terem deixado só o mar, as andorinhas, os burros, as cegonhas, as carroças, os ciganos (como lhe chamaria a loira? talvez escuros clarinhos?)

Sem comentários: