24 julho, 2006

A ver se é capaz senhor engenheiro...


Talvez seja eu que não estou a ver bem. Mas... acabo de ver no telejornal da RTP1 uma manifestação de jovens cientistas portugueses (alguns já não tão jovens assim). Pretendem chamar a atenção para o facto de não terem emprego. Têm bolsas. Alguns há 15 anos! Não efectuam descontos para a Segurança Social, não pagam impostos, não têm salário!
Pois não entendo senhor engenheiro. Tenho-o ouvido dizer que o país precisa de gente assim para progredir, e aí estou plenamente de acordo consigo.
Como vê eu não sou assim tão do contra, só por ser, como o senhor pensava!
Mas se o país precisa desta gente, porque não lhes dá emprego? Porque os trata como se continuassem a ser estudantes? Porque os está a empurrar para o estrangeiro, à procura de um modo de vida?
Quanto custou aos cofres do estado (aos bolsos de todos nós, pronto de todos não, mas da maioria que paga impostos), a formação de cada uma destas pessoas? Quanto lhes custou a eles mesmos? De quantas coisas tiveram que abdicar? Viveram o mesmo que os amigos que não fizeram um curso superior? É justo que sejam tratados desta maneira, senhor engenheiro?
Não! Não! Não! Assim não. Deixe-se de falar em nome da ciência. Pegue nesta gente que já está formada há que anos e comece o seu simplex de verdade. É preciso dar-lhes emprego de verdade, porque trabalho já eles têm! Chamar-lhes bolsas é apenas a maneira mais desonesta que conheço de os explorar...
Deixe-se de conversa e de floreados para a comunicação social e mostre do que é capaz! A ver se é mesmo capaz!

Sem comentários: