14 junho, 2006

Quando a festa são os touros


Salvaterra de Magos é uma terra pequena e com pouco interesse (é o que eu penso, que me perdoe a família toda...). A cerca de 40 Km de Lisboa é uma terra onde parece que nada acontece.
E no entanto é uma terra cheia de gente jovem. Têm pouco com que se entreter. Mas durante as festas da terra, em Junho, há entradas e largadas de touros todos os dias. Durante a semana pelas 19 horas, e aos feriados e fins de semana pelas 18 horas.
Vem rapaziada das terras vizinhas para entrar na brincadeira. Pelo que ouvi, o grupo de rapazes mais apreciado é de Vila Franca de Xira. Segundo as vozes mais idosas e entendidas, são os mais valentes!
E é disso que se trata nestas largadas: apreciar a valentia da rapaziada (aqui incluo a miudagem e os mais entradotes como eu, com idade para ter juízo, mas que não o terão nunca...).
E durante uma hora, a malta grita olés, corre atrás e à frente dos touros, improvisa capas com lenços, trapos e até tapetes... de preferência encarnados claro!
Há touros e touros: são como as pessoas. Aparecem os que estão ali para entrar na brincadeira e os que querem é sossego... Os que enfrentam e os que fogem...
O que eu não sabia era da existência dos que gostam de ser fotografados e filmados. É o caso do exemplar da fotografia: parou todas as vezes que eu quis para o fotografar. Como se percebesse que eu precisava que ele enfrentasse a câmara! Foi uma delícia poder fotografar e filmar este animal de tão perto, sem medo que ele arrancasse direito a mim... os olhos dele diziam-me: estou aqui para ti, faz de mim o que quiseres.
Agora é que é caso para dizer "Eh touro lindo!".

Sem comentários: