01 junho, 2006

Dia Internacional dos filhos, netos, sobrinhos...

Hoje é dia 32!
Sim senhor(a). Ouvi há pouco uma miúda dar esta resposta, numa reportagem da RTP1. E de todas as respostas que ouvi, foi esta a que mais me emocionou. A miúda (6 ou 7 anos penso) não sabia que era Dia da Criança. Ainda bem... porque o que se está a fazer com este dia é virá-lo de pernas para o ar.
Parece-me a mim que a necessidade de criar "dias internacionais" se deve ao facto de haver causas que precisam de um dia internacional, para que as pessoas tenham mais atenção ao que se passa à sua volta. Ora o que se passa é que o Dia Internacional da Criança se tornou no Dia Internacional do filho, do neto, do sobrinho, dos miúdos do vizinho do lado, que estão giríssimos e espertíssimos, graças a Deus.
Tornou-se num dia bom para a venda de brinquedos. Mas não ouvi ninguém dizer que ia comprar brinquedos para crianças institucionalizadas (que nome horroroso!), ou para os filhos das detidas de estabelecimentos prisionais, ou coisas do género.
O Dia Internacional da Criança deixou de existir. E afinal, parece que não fazia falta nenhuma. Não há crianças negligenciadas, mal tratadas, abusadas, mal alimentadas, carenciadas de todo o género de apoio, incluindo o afectivo, nem em Portugal, nem no resto do Mundo. Graças a Deus!
Aposto que as revistas cor de rosa hão-de mencionar o dia, falando dos filhos e netos e bisnetos das ilustríssimas Barbies deste nosso país tão pequenino, mas tão cheinho de apelidos carinhosos para as mais que badaladas figuras do nosso inventado jet-set.
Melhorou-se provavelmente o menu dos lares portugueses com crianças, servindo mais uma pizza com coca-cola ou levando-as ao bendito Mc Donald's. Perdoai-lhes Deus (que és deles) pois não sabem o que fazem...
Entretanto na Holanda os pedófilos querem organizar-se como partido e querem sobretudo ter direitos!
O Mundo está definitivamente ao contrário...
E que viva por muitos anos o dia 32!
 Posted by Picasa

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é, felizmente trabalho todos os dias com crianças, infelizmente algumas delas dão sentido à necessidade da existência de um Dia Mundial da Criança... Vamos trabalhando para minorar estas situações, sempre na esperança de fazer a diferença... afinal a esperança é a última a morrer!!!