22 maio, 2009

essa é que é essa


enquanto conduzo ouço a notícia. os clientes do BPP não podem mexer no seu dinheiro mas têm que pagar pontualmente os seus empréstimos. o Banco de Portugal manda. e manda quem pode obedece quem deve. não é que a coisa me esteja a incomodar pessoalmente. na verdade até surgirem as notícias sobre a falência do dito banco nem sabia da sua existência. nem me passava pela cabeça que houvesse um Banco só para gerir fortunas... só que depois alguém veio dizer que afinal não é bem assim. muitas das pessoas que têm contas no BPP não têm fortunas. não são sequer ricas. têm empréstimos. eu bem sei que é mais fácil um rico contrair um empréstimo do que um pobre. mas de qualquer forma seja quem for que tenha o seu dinheiro congelado não me parece que seja moralmente aceitável que continue a encher os cofres do Banco. cofres que afinal não têm fundo. deve ser por isso que o dinheiro desaparece. mas afinal o que é que eu estou para aqui a dizer? não tenho fortuna senão a da saúde que me permite trabalhar e a de ter trabalho o que não é pouca coisa nos dias que correm. mas de dinheiro a sério o que é que eu sei? nada. zero. e o que quero aprender sobre dinheiro? nada. zero. estou mais interessada na forma como é possível mudar mentalidades a partir desta crise. que tenha resultados positivos é o que eu espero. e a propósito. como estou sempre à espera que à custa da crise o ambiente melhore tenho que dizer aqui que passadas quatro semanas de dias úteis a Sport Zone conseguiu finalmente entregar-me a bicicleta que lá tinha deixado para uma revisão. nunca estive tanto tempo sem carro para uma revisão. nem pouco mais ou menos. se fosse uma oficina pública (na hipótese idiota de existirem claro) seria um aqui d'el rei os funcionários públicos são una calões. como se trata da "coisa privada" pois está tudo bem. temos pouco pessoal. e a malta a engrossar as filas do desemprego. essa é que é essa.

Sem comentários: