25 abril, 2009

à espera da segunda parte


podia ter ficado em casa a ver as comemorações do 25 de Abril na TV. podia ter ido a uma das muitas festas organizadas por esse país fora. podia ter festejado de milhentas maneiras. acontece que na realidade não me parece que haja grande coisa para festejar. a liberdade não é pouca coisa. mas nestes 35 anos quantas vezes já tentaram retirar-nos o bem mais precioso que ganhámos com a revolução dos cravos? assim o meu dia seguiu mais ou menos como de costume. e se senti mais liberdade foi apenas porque estou de férias e posso fazer tudo o que tenho para fazer com calma. e posso até fazer coisas que não faço quando estou a trabalhar. a liberdade que senti hoje foi a de não ter horas para cumprir obrigações. foi a falta de pressão do dia a dia. acabei mesmo por festejar o 25 de Abril à minha maneira. vinha adiando foi hoje que vi o filme Che. que não me acrescentou nada de novo. uma ponta de desilusão pela tão parca intervenção de Rodrigo Santuoro que é um actor que eu amo. como filme nada de especial. como estória nada acrescenta ao já sabido. não percebo porque ninguém decide explorar a intervenção do Che noutros continentes. não percebo porque só se fala da luta na Sierra Maestra. gostei muito dos flashes em que aparece o próprio Che. foi do que gostei mais no filme. para ser franca e em relação ao mesmo homem interessou-me mais "os diários de Che Guevara". passado este Argentino fico à espera da segunda parte. pode ser que me entusiasme mais um pouco. assim como estou há mais de 30 anos à espera de segunda parte da revolução dos cravos.

Sem comentários: