20 maio, 2008

A minha pátria também pode ser a língua portuguesa...


A vida tem destas coisas. Há quem lhe chame coincidências eu não sei, mas acasos poderei chamar-lhes. Estava eu a acabar a minha inscrição para fazer mais um exame de diagnóstico quando vejo entrar porta adentro uma amiga que não via há alguns anos. Vive em Moçambique. De resto viveu lá muitos anos na época colonial, depois voltou para Portugal e quando ficou viúva decidiu voltar na companhia da filha que nunca saiu de lá.
Tivemos pouco tempo para conversar, isto agora é uma lida entre um consultório e outro, mas ela foi-me logo convidando para ir viver para Moçambique... disse-lhe que já não tenho idade para isso, riu e disse é claro que tens, se eu que sou muito mais velha tenho...
É verdade que este convite me deixou balançada. A garantia de um emprego em África nesta altura da minha vida era tudo o que eu desejava. Perguntei como era lá em questões que envolviam a saúde e ela foi logo dizendo, então damos um pulinho à África do Sul... pensa nisso amiga, pensa nisso que este país já deu o que tinha para dar e lá tens tudo o que precisas para ser feliz...
Pois é. Acho que vou pensar no assunto. Na realidade não conheço Moçambique mas sei que a sua realidade é bem diferente da generalidade dos países africanos. Ali pelo menos há eleições e a terra não é tão rica que por ela se mate e se morra...
Quem sabe passados todos estes anos eu não decido arranjar uma nova pátria onde se fala o português?

Sem comentários: