04 junho, 2007

Dias úteis

"Mesmo por pretextos fúteis a alegria é o que nos torna os dias úteis". Esta frase é da canção "Dias Úteis" de Sérgio Godinho. Gosto dela por ser tão simples quanto verdadeira. Na verdade não tenho nenhuma apetencia pela infelicidade, pela curtição de tristezas, porque tudo tem um lado bom. Tudo. Mesmo quando perdemos um amigo. Fica a saudade que é uma coisa bem bonita de se sentir...
Mas lá vou eu por outros caminhos. O que quero hoje é dizer mais uma vez que a Adélia me torna os dias úteis muito mais úteis. Sim: trata-se da mesma Adélia de que já aqui falei. A tal que é bonita e simples e terna. A que tem uma família pequena mas que a defende com unhas e dentes.
Pois a Adélia que me cumprimenta com o seu habitual "bom dia princesa" e se despede com "adeus princesa"... não me parece que tenha lido Clara Pinto Correia. Não leu com toda a certeza uma milésima parte dos livros que eu li, mas sabe muito mais da vida do que eu. Porque ela sabe o que importa. Ela sabe sorrir. Ela sabe dar alento. Ela sabe ter graça.
Andava eu pois a pensar como poderia retribuir todos os bons momentos que esta mulher bela e simples me tem proporcionado, quando descobri que ela "adora" o meu perfume.
Hoje ofereci-lhe a loção do mesmo nome. E era ver os olhinhos dela a rirem de felicidade pura, qual criança a quem tivesse sido oferecido o mais desejado presente de natal. Primeiro não percebeu que eu estava a oferecer. Pensou que eu estava a mostrar. Mas quando eu disse "é teu" ela quase me sufocava em abraços...
Há muito tempo que dar um presente não me deixava tão feliz. Mais uma vez a Adélia tornou o meu dia útil.

1 comentário:

Bartolomeu disse...

Como tudo o que é simples, este é mais um texto lindo, conto de duas vidas que se completam em amplexos de ternura. É impressão minha, ou nota-se o aroma do teu perfume nesta história?
:)))