Notável a entrevista dada por Vasco Pulido Valente ( V.P.V ) ao DN, de ontem, 14 de Maio. Aquele que considero o mais lúcido comentador da sociedade portuguesa, em resposta à pergunta:
" - A situação nacional é suficiente para o inspirar todas as semanas?"
respondeu:
" - A realidade é sempre forte para se escrever sobre ela. Nós é que nem sempre estamos suficientemente atentos ou somos suficientemente inteligentes para perceber sobre o que se deve escrever. Está tudo no saber ver."
Também acho.
Ao ler esta passagem da entrevista lembrei-me de Rilke, nas " Cartas a um poeta ", em que, a propósito da BELEZA, escreveu ao jovem poeta que não devemos nunca criticar um lugar de não ser belo, mas sim criticarmo-nos a nós mesmos por não termos sensibilidade suficiente para ver a BELEZA, onde ela está. E está em todo o lado.
De facto, a atenção e a sensibilidadde são essenciais.
Eduardo Aleixo
3 comentários:
Concordo inteiramente contigo, Eduardo.
Marit Sodernman
pois não... "não devemos nunca criticar um lugar de não ser belo, mas sim criticarmo-nos a nós mesmos ..."
é só aplicar esta teoria meu querido!!
Pois é a situação de qualquer País é suficiente para inspirar quem quer escrever... Mas cuidado com o que se escreve... A critica é necessária, tem que assentar em verdades, em pontos de vista subjectivos até, mas deve fazer-se com graça e/ou de forma construtiva, quando o objectivo é denegrir pessoas, dar palha aos mais dsatentos, destruir, criticar por criticar, desviar as atenções de outros temas mais importantes, então é melhor ficarem quietos...
made
Obrigado pelos teus comentários que ,sendo críticos ( eles desmontam, mas ajudam a construir...), são ponderados, o que, vindo de ti, escorpião nascido também em 26 de Outubro, não surpreende. Ainda dizem que os escorpiões não são ponderados!
Enviar um comentário