25 abril, 2007

O POVO JUNTOU-SE


Gostei da manifestação do 25 de Abril. Havia muita gente. Comprámos 2 cravos, 1 euro cada. As canções do Zeca, do Adriano e do conjunto Aquaviva aqueceram-me o sangue e a memória. Helena Roseta lá ia, valente. O meu amigo João Godinho também. Lembrei-me da mensagem recebida da minha amiga Florina: " Sinto os cravos com menos cor...Tempos melhores para as nossa filhas e sua geração. Fraternidade entre os povos. Um abraço". Também desejo o mesmo para as nossas filhas. Mas quanto à palidez dos cravos...
...Não te esqueças, chaparra, que muita coisa mudou. Lembras-te de quando ias na "camioneta da carreira", de Beja para Mértola e saías em Alcaria Ruiva e ias de Alcaria, atravessando a serra, para os Alvares, o teu "monte", de burro?! Claro que te lembras! Ora hoje, o teu monte, os Alvares, já não fica no cú do mundo, porque, como sabes, é servido por boas estradas...Não é verdaade?
Uma coisa, no entanto, te quero dizer: quando vi na manifestação um cartaz a criticar a política de Sócrates, perdão, do Sr Engenheiro, também achei que é preciso avivar a cor dos cravos, mas cá por dentro de nós, agindo em conformidade, o que antes, sendo possível, teria consequências nefastas e tantas vezes dramáticas. Hoje, sem deixarmos de ser o que fomos e somos, temos outros objectivos: aprofundar a democracia, lutar contra os seus vícios e exercer os nossos direitos de cidadãos...

Eduardo Aleixo

2 comentários:

Anónimo disse...

As chaparras sempre foram mais realistas que os chaparros...

Genoveva

Unknown disse...

Olá, querida Genoveva!. Nem sabes a alegria que sinto! Há quanto tempo!Que belos tempos passámos, não é? Também nunca mais te esqueci.
Quanto ao que dizes, sim, claro, sempre foste realista. Muito realista. Fazes-me lembrar uma amiga minha ( um dia havemios de combinar e tomar um drink os três )que tamb+ém +é muita realista!
Mas que hei-de fazer?
Eu não sou.
Ou melhor: eu sou. Mas realista de outra realidade, que, pelos vistos, não vos interessa.
Mas que importância tem isso se eu sou assim e vocês são assado e eu gosto de vocês?
Viva o 25 de Abril.
Sempre.