25 abril, 2007

Futebol é que é!


Hoje não me apetece escrever. Não me apetece vestir a pele de ninguém. Não me apetece discutir se o 25 de Abril existe ou não. O que sei é que o espírito se perdeu e não é porque há um dia no ano para lembrar que ele voltará. Não são manifestações que farão a diferença. Pode ser muito bonito. Mas convenhamos que €1 por um cravo é uma fortuna, num país onde o ordenado mínimo não chega aos € 400,00, mas onde quem ganha € 500,01 por mês é considerado "taxável" para tudo e para nada. Bonito seria que os cravos fossem oferecidos pelo governo. Aí sim, haveria igualdade.
Já sei que sou uma tonta das utopias, mas na minha cabeça é assim que as coisas funcionam. Há democracia em Portugal? As pessoas têm consciência do que é viver numa democracia? Então porque é que apenas metade votaram num referendo tão importante quanto o do aborto? Então porque é que a maioria não abdica de vez em quando de um dia de trabalho para se manifestar quando há uma greve, em vez de ficarem a reclamar de tudo e de nada o resto do tempo e depois ainda criticarem quem faz greve (se é à sexta é porque é à sexta, mas se é à quarta é porque não dá jeito?). Eu não sei viver no meio disto. Não me conformo com esta mentalidade. Não abdico: as palavras são muito bonitas, mas são os actos que nos distinguem, não o blá-blá-blá do costume.
Estou farta de ser gozada por governos sucessivos que me insultam porque trabalho bem. Que me insultam porque trabalho quando estou doente. Mas que não me perdoam os dias de greve! Não me perdoam a rebeldia, nem o riso, nem o gozo... querem uma mulher séria com modos decentes... pois não terão! "A gente ganha pouco, mas só o que a gente se ri..." E não fosse esse riso, não nos chegariam os salários para pagar a psiquiatras as curas das depressões!
Ai queriam?! Pois tomem lá... e não digam que vão daqui...
Que eu passei o dia na província e a única festa que lá havia (e olhem que é a terra mais vermelha de Portugal), era a do Benfica lá da terra. Com música e tudo pois então! Eles quiseram lá saber do 25 de Abril. Futebol é que é!

1 comentário:

Unknown disse...

Pois se era a terra mais vermelha de Portugal, que admira ser do Benfica. Ainda bem. Gosto muito do 25 de Abril. Mas o meu Benfica é o meu Benfica.