31 março, 2007

Quem sai aos seus...


Há 30 anos, o jornalista Varela Soares, escrevia semanalmente no Açoriano Oriental as suas crónicas. Tal como fazemos nós por aqui, só que ele só publicava o que escrevia e era um compromisso semanal. Aproximando-se o tempo do nascimento do primeiro neto, Varela Soares escreveu uma estória, segundo a qual, estando o próprio a tomar a bica na Tabacaria Açoriana, se deu conta da entrada de um casal humilde com uma criança. Rezava a estória que pediram uma laranjada e um pastel de nata. Repartiram a laranjada por três copos e colocaram uma vela no pastel de nata. E assim festejaram os anos da criança. Isto foi escrito em Dezembro.
A estória causou tal impacto que começaram a cair doações na sede do jornal para a família que Varela Soares descrevera. A onda de solidariedade gerada foi tal que o jornalista teve que fazer o desmentido oficial da estória. O que só quer dizer que estava bem escrita e bem esgalhada. No entanto as pessoas sentiram-se enganadas quando perceberam que se tratava apenas de um estória inventada por um homem que esperava o primeiro neto enquanto decorria o mês do Natal...
Isto para esclarecer que nem tudo o que eu escrevo aqui é real. Criei este espaço para me evadir do tédio do dia a dia e uso este espaço para desabafar, para criticar e para inventar. O que eu escrevi aqui ontem, "Formata Tudo" provocou hoje um entupimento de sms no meu telemóvel. O desgraçado ficou gago, não tocava, não dava sinal e de repente desatava a cuspir sms's... Até parecia que era Natal caramba! O que, se por um lado me deixou incomodada porque quem me enviou sms's estava realmente muito magoado comigo, por outro me deixou muito feliz, porque escrevi alguma coisa que mexeu com as pessoas. De qualquer modo para quem ainda está hesitante se me há-de continuar a desancar por sms ou por email quero aqui esclarecer que o post não tem destinatário. Quem o escreveu foi uma mulher com uma vida que não é a minha. Uma mulher que, apesar de tudo ainda pesa o mundo dos afectos, embora provavelmente deixe de o fazer em breve, enquanto eu entrei há uns tempos largos no mundo dos animados solitários dos outros, mas nunca de si mesmos. E neste mundo criamos personagens que têm vida própria, amigos e amores e vidas próprias... porque nós lhes damos vida!
Lamento profundamente os incómodos que causei, mas não peço desculpa. Porque não me arrependo do que escrevi. Se causei sofrimento isso foi completamente involuntário e, como disse a Stela, só realmente quem não me conhece se poderia considerar destinatário daquela mensagem. Por outro lado vou considerar um pedido de indemnização pelos lucros que várias operadoras de telemóvel tiveram hoje à minha custa... É sempre uma possibilidade a considerar...
Quanto ao resto, já sei que agora vai perder a graça... e daí talvez não. Talvez alguém se lembre de criar um banco de apostas sobre o que é real e o que é imaginário nas minhas croniquetas... Pronto cá está o meu lado capitalista de novo, de olho na "massa". A ideia paga direitos de autor, já estão avisados.
Quem sai aos seus não "é de Genebra" como diz o meu caríssimo Flávio. Bom fim de semana para todos e obrigada por me lerem e me levarem tão a sério.

6 comentários:

Anónimo disse...

Continuo a pensar que és uma artista até nos momentos do desenrascanso. O que te salva é que aquelas pessoas que te " topam" gostam de ti. Que é o meu caso. Até um dia destes.

Lídia

Unknown disse...

Nunca tive dúvidas de que o MRPP foi uma criação da C.I.A, que a coberto de uma bandeira comunista libertária, sorvete para as bocas quentes, ingénuas e idealistas, que a História já desculpou, sempre foi o braço inteligentemente escondido,mas disponível para o avanço inelutável do capitalismo pequeno-burguês, que está em Portugal e no Algarve, com o nome de ALLgarve. Eu até acho bem.

Unknown disse...

Nunca tive dúvidas de que o MRPP foi uma criação da C.I.A, que a coberto de uma bandeira comunista libertária, sorvete para as bocas quentes, ingénuas e idealistas, que a História já desculpou, sempre foi o braço inteligentemente escondido,mas disponível para o avanço inelutável do capitalismo pequeno-burguês, que está em Portugal e no Algarve, com o nome de ALLgarve. Eu até acho bem.

Maria Eduarda disse...

Lídia não sei quem és mas se não queres dar a cara, deves ter alguma razão para isso. De qualquer modo as pessoas que realmente gostam de mim, "conhecem-me". Não "me topam" como tu dizes. Esta postagem não é um desenrascançao mas um esclarecimento. De qualquer modo obrigada pelo comentário oblíquo.

Maria Eduarda disse...

Eduardo, não percebo porque comentas aqui coisas da política. Isto ontem andou por aqui um pouco oblíquo ou sou eu que ando a leste ou são os leitores que confundem as postagens em que querem comentar.
Quanto ao facto de não teres dúvidas, é meio caminho para chegar a PR em Portugal...

Unknown disse...

Não falaste no teu lado capitalista, de olho na massa? Poiseu, associando este discurso capitalista ao antigo MRPP, de que gostavas, permiti-me brincar um bocadinho, mas, pelos vistos, não se pode, as susceptibilidaddes estão crispadas. Desculpa. Queria descerispar, mas deu errado. Passa um bom domingo.