30 janeiro, 2007

QUESTÕES SEMPRE ADIADAS

O mês de Janeiro está chegando ao fim.Apetece-me dizer que não foi grande coisa . Mas que culpa tem Janeiro das negligências de um país que deixa o mar invadir violentamente as suas costas, a avisar-nos, mais uma vez, que isto agora é muito a sério? Que culpa tem Janeiro, que até nos mimoseou, há dias, com neve em Lisboa, para alegria das crianças, que o governo de Sócrates fuja, como o diabo foge da cruz, de atacar seriamente o problema sério da corrupção? Que culpa tem Janeiro do estado ingovernável e com suspeitas graves de negócios ilícitos e de corrupção na Câmara de Lisboa?Que culpa tem Janeiro das fugas de Informação precisamente quando o processo do Apito Dourado foi reaberto, com base no surgimento de novos indícios de corrupção?Que culpa tem Janeiro que o sr engenheiro Sócrates continue em alta de popularidade nas sondagens de opinião a despeito de ter governado, criando inimigos em todos os grupos profissionais, com excepção da Direita e dos srs empresários que com ele vão de avião para a China, no momento em que escrevo? Como é possível isto acontecer, quando o investimento não existe, o desemprego mantem-se elevado, a inflação também, estamos cada vez mais afastados, em termos de crescimento e desenvolvimento, dos outros países europeus, dos quais nos queremos aproximar, os preços dos bens sobem todos os meses, as taxas de juro continuam em alta progressiva,com os reflexos conhecidos no encarecimento do crédito e no enriquecimento das instituições bancárias, que não pagam, em termos relativos, os impostos que deviam pagar, as urgências dos hospitais fecham,( a ideia de fechar as urgências no Curry Cabral e enviar as pessoas para o S. José até parece maldade... ), as matenidades também e as crianças já nascem nas ambulâncias?Que culpa tem Janeiro da demagogia desenfreada usada na campanha do referendo à despenalização da IVG ( Interrupção Voluntária da Gravidez ), em que as forças do Não já compararam o aborto à pena de morte de Saddam e coisa igual, para quem o pratica, sabe Deus com que dôr e sofrimento, a pessoas como Hitler?!Que culpa tem Janeiro de vivermos num país em que as pessoas parecem adormecidas, sem espírito crítico, a esmagadora maioria dos analistas políticos analisando dentro dos limites do politicamente correcto ( com pequenas excepções)?!Será este um país livre, participativo, democrático?! Não me parece.O que me parece é que existem problemas graves, cuja resolução pemanece adiada.
Um país em que problemas, como o da corrupção, que se arrasta, há anos e anos, continua como algo em que o poder político tem medo de meter as mãos, não vá ele também queimar-se.E porquê?Basta pensar que é muito delicado - e exige coragem - um poder político, cujo financiamento depende,grosso modo, do mundo empresarial, ir tomar medidas contra os laços demasiado estreitos que existem entre os empresários e os governos, incluindo este, como é evidente, desde o princípio...
Também não deposito grandes esperanças que lá se vá através do processo Apito Dourado. Não obstante a competência de Maria José Morgado, vejam como o Polvo atacou de imediato quando ela reabriu o processo, num sinal/aviso de que era melhor ela não se meter em territórios, onde os papalvos estão proibidos de entrar.... Claro que Maria José Morgado não vai desistir. Só que o problema é outro: como se vai provar que os árbitros receberam dinheiro? Onde estão os recibos?. De facto, as provas...nunca aparecem...Por isso receio bem que esta batalha vai levar ainda excessvo tempo, mesmo com um governo socialista, e de maoria absoluta!
E na Câmara de Lisboa, não se assiste também ao mesmo desejo de adiamento, aqui com a particularidade de convir dexar afundar o barco, à espera de melhor oportunidade... táctica? Parece mentira, mas é verdade!.. Convém ao PS deixar apodrecer a situação para mais tarde, juntamente com as legislativas, tirar proveito e ganhar. O PS, que neste processo tem mostrado, como sabemos, uma divisão enorme, entre os seus elementos, com o Professor Carrilho a abandonar o barco e com o Partido a desautorizar o nº 2 da lista, indiferente ao facto de este ter dito a verdade: Carrilho não ia às reuniões, não conhecia os dossiês.Também ao PSD não convém que haja eleições intercalares!Seria uma derrota estrondosa e o Partido tem outros problemas, de liderança e de credibildade , para resolver!Como vêem, num momento em que a autarquia não funciona e nãio tem condições para funcionar, estes partidos,os maiores, tão democráticos,não defendem o veredicto popular!
Outro problema, sempre adiado, é o do avanço do mar.Há muitos anos que o mar já tinha avisado que tal podia acontecer com estas dimensões.Não só na Costa da Caparica, mas também na Costa Oeste e na Ria Formosa.Os técnicos tinham a obrigação de saber. Então o que dizem agora sobre o erro grave de não se deixarem os sedimentos dos rios descerem até ao mar, devido à construção de muitas barragens, não permitindo que eles fossem formar uma protecção natural, isso que dizem agora, eles não o sabiam já? Por que não serviu tal conhecimento para que o poder das autoridades fosse iluminado, refreando interesses materiais e privados? Não sabiam os técnicos e os srs engenheiros que o retirar das areias de um local para outro era abrir caminho para que o mar avançasse?!Não sabiam os autarcas e as restantes autoridades que o centro da Costa da Caparica fica abaixo do nivel do mar?!Não sabemos já todos que o aquecimento global não é uma hipótese, mas uma certeza, com resultados evidentes de há uns anos a esta parte?! E havendo já esse cnhecimento foi-se roubar areia à Costa da Caparica para a Expo?!Quantas mortes não houve já em Portgal por causa do roubo das areias à mãe Natureza?!Não se lembram da tragédia da ponte de Entre- os- Rios? Quantas mais mortes vai haver, se permitirmos continue esta negligência?
Entretanto, o Sr engenheiro Sócrates, depois de ter sido mal-criado e agressivo, no Parlamento, rotulando de asneiras, propostas válidas de luta contra a corrupção, apresentadas por João Cravinho, parte para mais uma viagem à China, acompanhado de mais de meia centena de empresários, viagem em que deposito poucas ou nenhumas esperanças, por motivos que já tive a oprtunidade de explicar, há pouco tempo, no nosso blogue.(1)A sua popularidade continua em alta, por enquanto. Embora o povo português goste de pessoas autoritárias, penso que não tardará que mude de opinião. É uma questão de se certificar que os resultados da política prosseguida não são aqueles que têm sido servidos na bandeja populista da propaganda. Ainda não se certificou. Leva algum tempo.. Mas não tardará, penso. Bastará a escassez dos resultados. Quando esse momento chegar, toda esta irmandade, esta família cinzenta, esta falsa segurança, começará a desfazer-se com a mesma facilidade, descaramento e portunismo com que se uniu. Claro que o momento a que me refiro poderá ser abreviado. Tal acontecerá se surgir uma liderança de oposição e de poder com criatividade e força. Pode acontecer.Entendo que Sócrates só é bom porque não apareceu aé agora alternativa. Domina no deserto dos adversários e das ideias, o que é fácil.Outro factor que pode abreviar a sua queda será, no mundo político dos negócios, que o governo parece ter privilegiado, que os negócios não dêem logo lucro, como é do gosto e da pouca visão dos nossos empresários...


Eduardo Aleixo

(1) A não ser que Sócrates tenha falado com Virgínia Trigo, especialista da cultura chinesa. Vale a pena ler o artigo que escreveu hoje, no Diário de Notícias, com o título: " Toca e foge", sem sucesso na China. Enumera 8 pontos, cujo conteúdo considera fundamental para que se tenha êxito na China. Eu compreendo-a muito bem, porque lá vivi. Não resisto a transcrever parte de apenas dois pontos, importantes para quem quer ir à China e fazer negócios duradouros.Mas todos os oito pontos são essenciais:

Ponto 4: « Nenhuma estratégia de " toca e foge" poderá ter sucesso na China. Se as visitas oficiais,por importantes que sejam - e sem dúvida são-no - não forem de imediato e continuamente seguidas no terreno quer a nível oficial quer particular, em consonância, jamais passarão de boas, mas inconsequentes intenções.»

Ponto 7: « Uma decisão na China não é o resultado de um debate nem da decisão de um chefe, mas antes o produto da adesão de todos ,o que pode demorar tempo e nem sempre é visível aos olhos dos ocidentais...»

2 comentários:

fatimamedeiros disse...

As suas análises são tão lúcidas! É uma delícia ler o que escreve!

Maria Eduarda disse...

Tens toda a razão amigo. Janeiro não tem culpa nenhuma. Que eu saiba faz parte de um grupo de pelos menos doze que nunca votam...