04 janeiro, 2007

É obra!

António Variações - O Corpo é que paga

Este governo mostra realmente uma competência que é bem vísivel na educação e na saúde. Os ministros conseguem em Portugal coisas que não se conseguem em mais nenhuma parte do mundo.
A saber: consegue melhorar o ensino, aumentando a carga horária e número de disciplinas, dispensando professores. Este governo não precisa de professores para coisa nenhuma. Esta ministra diz com orgulho que perdeu os professores mas ganhou os cidadãos. Pois eu aqui, atrevo-me a dizer que perdeu os professores, os alunos os encarregados de educação e a população em geral. Já ninguém aguenta os minsitros a dizerem mal de todos os profissionais deste país, como se fosse um país de incompetentes. E sobretudo gostava que a senhora Maria de Lurdes me explicasse como chegou aonde chegou. Usou o auto ensino? Como conseguiu licenciar-se sem professores? É uma autodidata senhora ministra? Dê-nos a receita que é escusado andarem os pais a pagarem propinas nas faculdades. Porque se quem ensina nas faculdades, no ensino secundário, no básico e até no jardim de infância não são professores, ou se eles realmente não prestam para nada, são uns malandros que não querem fazer nada, porque é que os pais têm que pagar propinas?
Fico a aguardar resposta na volta do correio...
Quanto à saúde: o ano começou já com menos médicos nos hospitais. Por uma razão simples: os bons não estão para aturar os disparates do ministro e os maus (os tais que não cumprem horários) vão ficar a trabalhar só nos privados onde já estão e ganham muito mais. Restarão pois os "carolas" que os há em todas as profissões: os que têm espírito de missão. Não são muitos senhor ministro. Não são não!.
Hoje duas amigas minhas tiveram "casos" com a saúde. Uma tinha uma consulta marcada para uma familiar com suspeita de neoplsia da mama, para hoje, e quando chegou ao centro de saúde, a médica tinha-se mudado! Ninguém se deu ao trabalho de avisar os doentes marcados. Para conseguir uma consulta para hoje para um médico de recurso quase teve que implorar!
A outra tem um familiar que tinha uma cirurgia marcada para hoje no hospital amadora sintra. Tinha feito todos os exames de rotina, mas quando chegou ao hospital mandaram-no para a triagem. Ao fim de algumas horas em jejum foi finalmente atendido e marcada nova cirurgia "lá para Maio".
E ainda estamos só no dia 4 de Janeiro! Alguém é capaz de prever quantos doentes estarão em lista de espera no final do ano?
Este governo é competente! Tão competente que conseguiu, em menos de um ano acabar definitivamente com o sistema nacional de saúde. É obra! Prometeram e cumpriram! Alá seja louvado....
Nota: as minúsculas usadas quando deviam ser maiúsculas pelas regras da ortografia, foram assim colocadas propositadamente... acho que não preciso de explicar porquê, mas cá vai: há institutos e cargos e outros etc. neste país que não merecem letras maíusculas!

1 comentário:

Anónimo disse...

Não poderia estar mais de acordo contigo. Não temos sistema nacional de saúde, temos o ensino de rastos e o nosso primeiro quer que sejamos como os finlandeses, irlandeses e sei lá mais quem.