Pedro Rolo Duarte escreveu, no Diário de Notícias de hoje, uma crónica intitulada, " Um livro que alterna...". Por conter matéria interesssante, respeitante aos blogues, às suas motivações, e ao livro de Carolina Salgado, tomo a liberdade de transcrever algumas pasagens:
«....distingo claramente dois patamares de blogues: os que, por serem assinados por personalidades mais ou menos conhecidas ( jornalistas, políticos, intelectuais, escritores ) ,gozam de uma relevância que lhes garante alguma influência na rede e obedecem até a uma espécie de " livro de estilo " que os inscreve numa normalidade próxima dos media classicos; e os outros, dos anónimos cidadãos, criados muitas vezes ao sabor de uma paixão ou de um ataque de raiva, e que obedecem somente aos "ventos" dos seus autores. Os primeiros são extensões de pessoas, causas, jornais, grupos de cidadãos.Os segundos são, na realidade, a vox populi, que habitualmente se encontra nos cafés, nos barbeiros, nos cabeleireiros e que está ali,também,ao alcance de um clique.»
Faço aqui uma pausa para vos dizer que as classificações são deficientes e às vezes injustas. Claro que Pedro Rolo Duarte é « por razões profissionais.....um atento leitor da blogosfera nacional». Sabe pois do que diz, ao contrário deste cidadão anónimo. Mas não há dúvida de que se ele lesse o nosso blogue teria inevitavelmente de aperfeiçoar a sua classificação sobre blogues. De facto, pelo que sei da criadora do blogue, Maria Eduarda, como sei de mim próprio, que aqui comecei a escrever por seu convite, ambos somos cidadãos anónimos, mas não fazemos sala nem nos barbeiros, nem nos cabeleireiros. E, por outro lado, tenho disso a certeza, o blogue foi criado para ser uma extensão da interioridade das pessoas que nele escrevem e publicvalm as suas fotografias, embora não sejam, nem tenham a pretensão de ser, persnalidades conhecidas. Mas lá que temos o nosso "estilo" , isso temos...
Passando a outro tema vamos dar, de novo, a palavra, ao autor do artigo, que é, aliás, uma pessoa que admiro como cronista :
« Ora, a clivagem entre estes dois tipos de blogues torna-se normalmente relevante quando se dá um " caso " como o que foi criado pelo lançamento do livro de Carolina Salgado sobre Pinto de Costa....... E essa clivagem seria a chave do livro e do problema: por um lado, a autora e estilo da obra descredibilizam tudo o que nele se revela; por outro lado, a gravidade das acusações impede os media( e mais ainda as autoridades judiciais ) de a ignorarem». Concordo. Este entendimento consta no nossso blogue em artigo por mim assinado.
« Entre a vontade de ridicularizar o tema, como fizeram ( de forma desbragadamente divertida ) os Gatos Fedorentos, e a necessidade de levar a sério algumas das afirmações nele inscritas, o coração balança - e nestas circunstâncias a " vox populi " iria por um caminho, enquanto os " blogues de referência " iriam por outro...»
« Observando os dois patamares da blogosfera, o que se verifica é que o livro de Carolina Salgado desestabilizou de tal forma a comunidade que encontro reacções cruzadas: há gente circunspecta e de "referência" a brincar com o tema, e há a pura " vox populi" a descobrir motivos de séria apreensão.» Correcto. Querem um exemplo do primeiro caso? A Clara Ferreira Alves, no Programa ," O eixo do mal ",a gozar e a desprezar o assunto, só porque o livro tinha sido escrito por quem foi, não importando o resto...O nosso blogue, contudo, tomou posição,não como "vox populi", até porque não se encaixa na classificação de Pedro Rolo Duarte, como já foi explicado, mas sim porque o assunto é demasiado sério...
Eduardo Aleixo
Sem comentários:
Enviar um comentário