27 dezembro, 2006

Já tenho saudades senhora M!


Entrei hoje no meu serviço, onde fui recebida por três seguranças com o habitual "bom dia princesa". Depois, junto ao ponto encontrei a senhora M, que me cumprimentou com o seu habitual "como está a senhora D. Eduarda?", sempre que acontece cruzarmo-nos pela manhã...
A senhora M tem 80 anos e trabalha desde criança. Tem cerca de 1,40 e 35Kg de peso... e uma energia de fazer inveja a todos e a qualquer um. É a encarregada do pessoal de limpeza de todo o serviço, e com ela o pessoal "anda todo na linha" como ela mesma diz. Pois a senhora M que nunca faltou ao serviço por doença, que nunca gozou um dia de férias, que não precisou senão de uma manhã para ir ao funeral do marido e que para além do trabalho ali, ainda vai a casa de umas tantas senhoras fazer uns servicinhos leves como passar a ferro, estão a ver?, terá o seu último dia de trabalho oficial no próximo sábado. É obrigada a reformar-se por limite de idade.
Disse-me que não tem pena de deixar o serviço, mas que tem pena de nos deixar a nós as "senhoras" como ela diz. Porque a senhora M não permite que eu lhe dê passagem como é da minha obrigação devido à sua idade, não senhores. Quando tento fazer isso ela responde sempre "não senhora D. Eduarda: cada macaco no seu galho". A senhora M dá concerteza o seu lugar nos transportes a uma grávida ou a um deficiente, apesar da sua idade, metendo assim num chinelo os jovens que nem se dignam sair dos lugares reservados que ocupam, quando surge alguém que tem direito aos mesmos...
Mas eu sei que a senhora M parte com mágoa. Não tem pena apenas de nós as suas "senhoras". Tem pena de deixar o trabalho que é a única coisa que aprendeu a fazer e como ela mesmo diz "o que custa é saber que as novas que cá ficam não são melhores que eu."
Sei que a senhora M não vai ler este post. Mas vou saber como me despedir dela com a dignidade que ela merece.
Só não quero ficar triste e pensar que ela vai definhar rapidamente sem as suas "senhoras". Penso que ela ocupará o tempo fazendo mais uma ou duas casas particulares, porque nunca conheci ninguém com aquela energia. Nem mesmo o Pessa! E o Pessa era de peso! Acho que ela vai viver alegre até aos 150 anos e trabalhará ainda durante muitos anos.
Abençoada seja senhora M, que me deixará saudades com a sua pequeníssima figura tão cheia de vida e de energia. Mas como ela diz "tudo na vida tem um fim". A hora de ela se aposentar chegou. Agora tem que partir... para outra, senhora M! Porque nem é bom falar de descanso: trabalhar é que dá descanso... vou mesmo ter saudade suas senhora M!

Sem comentários: