22 dezembro, 2006

Eu gosto muito do Gato Fedorento. Gosto! Acho piada a muitas coisas e acho que estão a ser muitíssimo bem aproveitados pelos bons publicitários do nosso país. Como tudo o que "pega à primeira", há muita coisa do Gato Fedorento que pegou. Para mim a das "gajas boas" é do melhor que há.
Mas a verdade é que me sinto mesmo como "o natal é quando um homem quiser e este ano, não quero, não me apetece".
E a coisa não é de hoje, não é "este ano"... o natal não me diz nada, irrita-me a obrigação social de enviar postais, sms, emails, a desejar uma coisa que para mim não existe. Irrita-me receber presentes que me apetece deitar para o caixote do lixo, inutilidades que daqui a uns anos irão parar a uma quermesse, quando eu tiver esquecido quem foi que me deu... porque é apenas por isso que não vão já direitinhos para os escuteiros... porque gosto das pessoas que mos oferecem... só que parece que não me ouvem: por mais que eu diga não me dês nada, sobretudo não me dês bibelots que eu arrumo tudo, não quero ter coisas a amontoarem pó a darem um trabalho inútil... é escusado, não há ano que eu não receba pelo menos meia dúzia de inutilidades a maior parte nem sequer faz o meu género e às vezes fico com a impressão que são presentes que essas pessoas receberam e que aproveitam para despachar nos anos seguintes...
E com a idade tenho vindo a refinar. E é por isso que este ano não vou enviar postais de boas festas a ninguém. No ano novo, sim. Mas agora não vou enviar postais nem sms nem nada de nada... quero que se lixem as convenções, estou cansada de fazer fretes. Porque é que me vou dar ao trabalho de falar de natal se não acredito? Para ser socialmente correcta? Não me apetece ser socialmente correcta! Não me apetece e pronto! Olha vão ser quatro dias de descanso, sem horários com uma única coisa boa que é poder estar na segunda-feira com a maior parte da minha família, sobretudo com os mais pequenos com quem estou cada vez menos e de quem sinto sempre saudades imensas.
De resto dá-me enjoos ver a preocupação que as figuras públicas deste país, sobretudo os políticos, demonstram nesta altura pelos pobrezinhos, pelos idosos, pelos sem abrigo. Dão-lhes de comer mas é claro que toda a comunicação social está lá para mostrar como são bonzinhos. Estou farta da hipocrisia que esta época representa. Os sem abrigo estão aí o ano todo, todos os dias há mais e o que faz o governo, o que fazem as entidades competentes para evitar que isto aconteça? Dão um almoço ou um jantar de natal... a quem ainda há pouco tiraram tudo o que tinha: uma barraca com uns raros haveres. Passam uma esponja pela má consciência e está a "andar de mota"... dá-me uma raiva!!! Ainda hei-de arranjar maneira de os fazer "largas as rodas! Ai largam, largam!

Sem comentários: