22 dezembro, 2006

CHEGOU O INVERNO










Adoro o sol, mas faço parte da Natureza, onde o Inverno habita e ...ele, o Inverno, está a chegar.E como cada vez mais amo a Natureza e a respeito, embora adore o sol, é minha obrigação, e é com muito gosto, que vou receber, mais uma vez, o Inverno, que vai irromper no minuto 22, deste dia 22 de Dezembro, no momento em que o sol entra no signo do Capricórnio( solstício). Como esta é a noite mais longa do ano e eu sou um homem juridicamente aposentado, mas ontologicamente, sem tempo, estou aqui, para soudar-te, Inverno, com gosto, como já disse, até porque tu, ao contrário de nós, mortais, não exiges protocolos, etiquetas, nem vaidades, vens, e só os que, como eu, que, não sei porquê, são amantes das estrelas, do céu e do mar, sabem que vens, e te recebem, com respeito, mesmo sabendo que trazes o frio e o vento e a neve e...
Estou pois aqui para saudar-te, Inverno, e escrever um pouco sobre ti, ou melhor, sobre o que me lembras, me invocas, me sugeres.Quando escrevi a tua palavra Inverno, pensei logo nas lareiras da minha infância. E nas lareiras da agora. De que não prescindo.Sabes, prometo, escrever sobre ti, até Março, sobre as brasas, sobre o fogo e sobre as cinzas.Prometo. Porque não há Inverno sem o apelo do fogo, sem a fome do aconchego, sem a memória das estórias da inocência, contadas à beira das chaminés, mas prometo também, Inverno, falar contigo sobre as árvores, sobre o que sofrem em silêncio, há milhões de anos, claro que os seres humanos também, os pobres, os sem abrigo, mas ouve: eu sei que não és culpado, tu fazes parte da natureza, as árvores não se queixam de ti, os pobres humanos também não, ambos têm outras queixas, escreverei sobre isso, mas agora já chegaste, vem, cumpre a tua missão,como o Outono já cumpriu, e a Primavera há-de cumprir, eu gosto de todas as estações, tanbém gosto de ti, e tu já me conheces, até te ris, quando todos os anos te digo que costumo dizer aos meus amigos que estão tristes: " Por mais longo que o Inverno seja...chega sempre a Primavera."

Eduardo Aleixo

1 comentário:

Maria Eduarda disse...

Foi a noite mais longa. Mas a partir de agora é ver os dias a crescer... como sempre digo não há nada nesta vida que não tenha pelo menos um lado bom.
Bem vindo sejas pois Inverno!