23 novembro, 2006

Vou falar de cobras. Pronto: já sei que muitos de vós (na verdade acho que todos), não gostam de cobras. Mas como isto não é um jornal de cariz político-partidário ou religioso, e como eu sou democrática e gosto de cobras, insisto: começo por falar de cobras.
Hoje ao telefone com o CC, voltámos a rir da estória da cobra. Para quem não se lembre CC é um amigo, jovem actor talentoso, uma verdadeira personagem. Diz que acorda sempre mal disposto, mas como não sou eu quem acorda com ele, custa-me a acreditar, porque ele é mesmo muito bem disposto e um verdadeiro actor, pois encarna sempre a própria personagem.
Como todos temos direito ao bom nome vou contar a estória da cobra sem citar nomes, nem sequer iniciais, pois seria demasiado fácil identificar as pessoas que fazem parte de estória.
Conversávamos ao almoço e eu perguntei se ele achava que determinado colega, homem talentoso e de créditos reconhecidos tinha mesmo necessidade de fazer as novelas horrorosas que faz. Ele respondeu-me que sim, porque ele se tinha habituado a um padrão de vida que só era sustentavel naquela base. E depois sai-se com esta: "mas sabes que eu não gosto mesmo é da mulher dele.. é uma cobra!" e desata a desfiar o rosário de defeitos da dita senhora. E eu, que até conheço a mulher do homem, de boca aberta... o que se passou foi que ele pensava que o dito colega era casado com uma colega de profissão... não sei como ele confundiu tudo, mas foi uma gargalhada geral, quando eu lhe expliquei que ele estava a fazer confusão.
A confusão ficou esclarecida mas ele teimou "mas olha que a fulana é uma cobra!"
A minha avó dizia "sou má como as cobras" e eu por força do hábito uso também esta expressão com muita regularidade. E só me dei conta disto quando o Eduardo Aleixo me chamou a atenção para "o engraçado da expressão".
Peço pois aqui desculpa às cobras, porque são bichos adoraveis e passo a vida a comparar gente má com cobras...
Este post é portanto, só e apenas, um pedido de desculpa às cobras em geral e às víboras em particular.

Sem comentários: