23 setembro, 2006

Por mim...


Chegou hoje, passados poucos minutos da 5 horas da manhã. Segundo o calendário, ficará por 3 meses, até que chegue o equinócio do Inverno. É claro que estou a falar da chegada do Outono que, de resto, já se vinha fazendo anunciar desde o início de Setembro. É verdade que as temperaturas estão mais ou menos aceitaveis mas o ar é diferente. É de Outono!
Os dias ficarão cada vez mais pequenos. Passo a sair de casa de noite e a entrar de noite.
Não é que eu não goste da noite. Mas o dia dá-me tanto geito! Há tanta coisa para fazer e com os dias mais curtos a coisa complica-se.
Há gostos para tudo e para todos, felizmente. Ao contrário de mim, há imensa gente que gosta de dias curtos... deve ser para terem mais um pretexto para fazerem menos do que já fazem... a desculpa mais usual é a de que "não tenho tempo"!
Muita gente que conheço, gasta imenso tempo a dormir. Passam os fins de semana a dormir. Não estou aqui a criticar ninguém. Eu própria devia dormir mais um pouco todos os dias, porque já atingi um déficit tão alto, que creio não conseguirei recuperar jamais... Dormir é necessário e saudável. Mas como tudo na vida há que encontrar o equilíbrio. E é bom que as pessoas arranjem tempo para as coisas de que gostam. É bom termos tempo para nós mesmos... porque pelo caminho que isto leva, quando chegarmos à idade da reforma, o que vamos precisar mesmo é de dormir o pouco tempo que nos restar de vida!
Por isso, por mim decretava o fim do Outono e do Inverno e ficava apenas com a Primavera e o Verão. E faria com que chovesse o suficiente o ano todo. E proibiria os incêndios. E faria praia o ano inteiro! Não me limitaria a espreitar o mar da janela no Outono ou no Inverno... se bem que isto não seja verdade para mim, é para muita gente que não tem a sorte de poder estar perto do mar o ano inteiro... e de ir à praia o ano inteiro, nem que seja apenas para caminhar, fotografar e amar...
Se eu mandasse... Ainda bem que não mando, não é?

Sem comentários: