16 setembro, 2006

Para um caluanda


Ondjaki não é apenas um jovem escritor em ascensão. É um menino com os pés no chão. Alguém a quem a fama não "sobe à cabeça" com facilidade.
Porque digo isto? Porque em resposta ao meu post de 26 do mês passado, me enviou um email, agradecendo as "palavras amigas". É alguém que é capaz de inventar a amizade e por isso lhe dediquei esta madrugada também, a "Invenção do Amor".
Acontece que apenas conheço Ondjaki como escritor (e dos bons) e o que aqui escrevi não era publicidade, como não é nada do que escrevo por aqui. Falo das coisas de que gosto e quando falo do que não gosto é com a intenção de alertar para melhorar o que acho que não está certo. Portanto meu amigo, o que escrevi foi do coração e só tenho pena que os meus dotes literários não cheguem para lhe fazer um elogio "comme il faut".
O que é certo é que criei este blog, só porque gosto muito mais de ler e escrever do que de falar. Não sou boa a escrever mas sou bem pior a falar. Além disso, a escrita permite expôr-me, o que não consigo fazer quando falo, porque disfarço bem, mas a minha timidez é um entrave a qualquer diálogo em que eu pretenda expor ideias ou emoções.
E o que aconteceu foi muito bom, porque tenho feito amigos... conhecidos viraram amigos e até alguém que eu admiro tanto se deu ao trabalho de me dispensar um tempinho das suas horas diárias tão preenchidas, para me enviar um email com um "grande abraço de amizade", lá da nossa Luanda.
Só espero continuar a poder ler as estórias deste caluanda de verdade. Porque é assim a minha gente: coração aberto, capazes de sobreviver inventando esquemas, mas amigos do seu amigo! Sempre...

Sem comentários: