30 setembro, 2006

E Novas Amizades...


Já aqui disse que gosto muito de alentejanos... Gosto, pronto. E não me venham dizer que são como o resto da malta porque não são. Tenho muitas provas disso. Hoje tive mais uma!
Fui a Pavia. Não conhecia. E vale a pena! Apesar da chuva, Pavia mostrou-se... linda, limpa, arejada e com gente tão linda como ela.
Terei que voltar: chovia imenso e não vi, a sério, nem metado do que entrevi. E já tenho casa onde dormir se for caso disso, embora a viagem se faça em menos de duas horas nas calmas e sem recurso a auto estradas.
Pois é... os alentejanos são assim: convidam-nos para as suas casas, oferecem-nos o que de melhor têm, mostram com orgulho as suas casas...
Ela é de Pavia. Professora do ensino básico em Évora onde vive, tinha o sonho de voltar à terra natal. E com razão, porque é uma belíssima terra e bem precisa de quem a ame como ela o faz. Porque, segundo me contou, há imensas casas abandonadas que não é possível negociar, porque ninguém sabe já a quem pertencem.
A casa que comprou é um corredor com chão em xisto, dois quartos do lado esquerdo, um quarto e casa de banho (obra que ela mandou fazer, uma vez que existe uma casa de banho completa no quintal) do lado direito, cozinha/sala ao fundo. Tudo na casa é genuinamente alentejano e lindo. Até o candeeiro da casa de banho, que se tivesse visto numa loja, teria achado "piroso" é encantador. Tem ainda um quintal com algumas laranjeiras e uma pequena horta e um terraço com um sótão que ainda está por arranjar, mas que, estou certa, ficará um primor como tudo o resto.
É uma mulher encantadora: baixinha, com nada de especialmente belo... mas que se torna belíssima mal se dá a conhecer.
O companheiro é da zona da Costa da Caparica. É um homem belíssimo e faz de tudo um pouco. Desde cozinhar e deixar a cozinha arrumada até trabalhos de bricolage... Desta vez não deu para saber muito dele, (esteve sempre muito ocupado), mas haverá outras vezes concerteza, pois o convite que me fizeram para voltar foi um convite de verdade, genuíno, e eu voltarei com certeza e com muito gosto!
Novas amizades...

1 comentário:

Anónimo disse...

Ficaste mesmo encantada com este casal, não admira falas deles com tanta ternura! Eu também gosto muito de alentejanos; tive duas chefes alentejanas, uma directora alentejana e trabalhei com vários médicos alentejanos, cheguei a pensar que só me calhavam alentejanos em rifa. São fantásticos! Alegres, com um sentido de humor apuradíssimo.......