01 julho, 2006

A festa continua


Portugal conseguiu classificar-se para as 1/2 finais do mundial de futebol. Devo ter sido a única portuguesa que viu o jogo todo sem sobressaltos. Protestei muito, enquanto estivemos em superioridade numérica, por essa opotunidade não ter sido aproveitada, mas mantive-me serena, certa que, de uma maneira ou de outra, haveríamos de ganhar, como ganhámos.
E mais uma vez Scollari vem demonstrar que é um líder. Só um líder consegue o que este homem consegue. Jogadores que não são reconhecidos pelos seus próprios clubes, mostram o que realmente valem, quando jogam na selecção. Porque será?
É muito simples: Scollari acredita neles, dá-lhes confiança, trata-os com consideração. Scollari é um exemplo a seguir por todos aqueles que dirigem o que quer que seja neste país.
Toda a gente gosta de ver o seu trabalho reconhecido. Acreditar que se é capaz, seja em que campo for, é essencial. A mania que os portugueses têm de dizer mal de tudo e de todos é terrível. Os portugueses não acreditam nas suas capacidades, porque ninguém se dá ao trabalho de reconhecer o esforço de ninguém. As pessoas estão mais interessadas em passarem rasteiras aos colegas, do que em formar verdadeiras equipas que possam vencer o marasmo em que nos encontramos.
O PM diz que os funcionários públicos são uns malandros e toda a gente acredita. E toca a malhar nos grandes culpados... A começar pelos próprios trabalhadores da nossa administração, que passam a vida a dizer mal dos colegas... uma selva de egoísmo este país.
Tenho tido muitas vezes a sorte, de trabalhar com dirigentes que reconhecem o meu trabalho. Não ganho com isso mais do que uma palmadinha nas costas, mas o reconhecimento fica bem, cai bem e motiva. Sobretudo motiva!
É isso que o Felipão faz como niguém: motiva os seus jogadores. O que eu tenho ouvido dizer do Ricardo... hoje ele foi o herói do dia: defendeu três penalties com uma limpeza impressionante. Completamente seguro de si.
Parabéns Ricardo. Parabéns Scollari. Parabéns selecção de futebol de Portugal.
E a ver vamos se o Scollari faz escola, e se os dirigentes deste país aprendem alguma coisa que valha a pena.
Viva Portugal! Viva a Selecção!

1 comentário:

Anónimo disse...

Sabes que concordo contigo? Sou uma das que não simpatiza com a arrogância dele em determinados momentos, mas também como lidar com tantas críticas, algumas das quais injustas? Que ele é um líder, isso é indiscutível, mas isso nunca pus em causa, como nunca duvidei que trata os jogadores como merecem e hoje percebo que se escolheu estes e não outros é porque estes são os estavam em condições de executar o seu projecto e não outros que nós eventualmente acharíamos que estariam em melhores condições. E viva a nosse Selecção!