13 julho, 2006

"Canto porque é preciso"


Faz 65 anos no próximo dia 1. Ney Matogrosso continua a cantar (muito bem) e a encantar (cada vez mais).
"Canto em qualquer canto" é bem a expressão deste Ney Matogrosso, que há 30 anos, muita gente criticava pelas plumas, lantejoulas e maquilhagem, sem entender que tudo fazia parte do espectáculo. Tudo era Ney!
A idade vai pesando (continua magro, magríssimo!) e ele vai adaptando as coreografias.
Aqui há uns anos passou a apresentar-se sem grandes enfeites mas de tronco nu. Hoje apresenta-se todo vestido, mas nem por isso esconde a sua imensa sensualidade... E o que não faltou no Coliseu foi a empatia que ele tem com o público. Hoje também com o público masculino, que se deixou (felizmente) arrastar pela onda e percebeu que naquele palco estava um cantor, dançarino e actor extraordinário.
Tudo nele é música... dança muitíssimo bem enquanto está sentado... Continua a ser um homem espectáculo. Continua provocador. O que prova que nunca usou as plumas e lantejoulas para provocar.
Ouvi gente a gritar "casa comigo Ney"! Eu sou uma pessoa bem comedida. Por isso digo-te hoje aqui no meu cantinho "Amo-te Ney! Tenho uma verdadeira paixão por ti, que nada poderá apagar, porque tu és o masculino e o feminino que há em todos nós... Só que os outros não mostram... Mas tu sim!"
Quero aqui também dizer que os músicos que o acompanham são simplesmente maravilhosos.
Vim cantar sobre essa terra
Antes de mais nada, aviso
Trago facão, paixão crua
E bons rocks no arquivo
Tem gente que pira e berra
Eu já canto, pio e silvo
Se fosse minha essa rua
O pé de ypê tava vivo
Pro topo daquela serra
Vamos nós dois, vídeo e livros
Vou ficar na minha e sua
Isso é mais que bom motivo
Gorjearei pela terra
Para dar e ter alívio
Gorjeando eu fico nua
Entre o choro e o riso
Pintassilga, pomba, melro
a Águia lá do paraíso
Passarim, mundo da lua
Quando não trino, não sirvo
Caso a bela com a fera
Canto porque é preciso
Porque esta vida é árdua
Pra não perder o juízo
(Ná Ozzetti e Itamar Assumpção)

Sem comentários: