03 junho, 2006

Gosto de ti, pá!

Acabo de ver uns bocados do jogo da selecção de Portugal com a selecção do Luxemburgo.
Não percebo nada de futebol, nem quero perceber... vejo de vez em quando e é tudo. Portugal ganhou e é tudo o que eu sei de futebol: o que conta são os golos e golo é quando a bola entra na baliza (de preferência do adversário)... Estão a ver? Se eu me dedicasse ainda acabava em "expert" de futebol...
A minha gente anda um nadinha mais animada com a aproximação do Mundial... não lhes dão mais nada, o futebol chega para fazer esquecer o dia a dia duro de cada um. Estarão entusiasmados nos primeiros jogos, arranjarão pretextos para desculpar algum desaire, esquecerão todas as maleitas a cada jogo que a selecção ganhe... é para isso que serve o futebol. É por isso que o futebol é um desporto de massas: arrasta multidões! E é por isso que eu não gosto de futebol: não gosto de multidões. Gosto ainda menos de multidões de alienados. E no futebol vê-se muita alienação.
O seleccionador de Portugal é um senhor brasileiro... quando chegou foi posto num pedestal. Agora já não é tão bom quanto isso e se a selecção portuguesa não obtiver resultados, será concerteza crucificado por todos, incluindo os milhões de treinadores de bancada existentes no nosso pequeno país. Eles é que sabem como se faz uma selecção! Eles é que sabem... se fossem eles os seleccionadores o Mundial estava já no papo... Essa é que é essa!
Eu não percebo nada de futebol, não gosto e não devia escrever nada sobre esta matéria. Mas gosto do Scollari. Gosto dele como pessoa. Não me perguntem porquê. Se calhar porque o meu instinto me diz que é um homem honesto, que está convencido do que está a fazer, logo está a fazer o melhor que sabe. Gosto de ti, pá.
Enquanto decorrer o Mundial, o governo continuará a sua trilha com a arrogância do costume, mas com menos oposição, pois o pessoal quer lá saber do que se passa aqui em casa... o que vai importar mesmo é o que se passa na Alemanha!
E se Portugal ganhar, ganhamos todos. Scollari incluído. O PM e o PR botarão discurso, e darão os parabéns aos jogadores, ao seleccionador e saberão tirar partido da situação.
Se Portugal ficar muito mal colocado... pois a culpa será tua Scollari. Não te digo que te prepares, porque sei que estás preparado.
Mesmo que percas: eu gosto de ti, pá!

Sem comentários: