27 junho, 2006

Email aberto ao Senhor Engenheiro Sócrates (C/c Ministro Teixeira dos Santos)


Começo por apresentar os meus respeitosos cumprimentos a V. Exª.
Espero ter a honra de ser das primeiras cidadãs(ãos) deste país a usar o simplex. Como não sei o seu endereço electrónico, uso esta via aberta para lhe apresentar os meus parabéns, por ideias tão absolutamente geniais. Não fosse o facto de na prática não funcionarem, diria mesmo que se trata de planos fabulosos, dignos de prémios por parte da União Europeia e outros afins...
Mas vou começar por me apresentar, já que tanto gosto de falar de boas maneiras (que é outra coisa que penso que o senhor deveria implementar, a começar por si).
Sou uma honesta e cumpridora cidadã deste país e vivo nos arredores de Lisboa, como milhares de outros cidadãos. Tenho (sempre tive) as minhas contas com o fisco em dia. Posso não ter dinheiro para o supermercado mas para pagar ao senhor Fisco tem sempre que chegar. Até porque os senhores são muito melhores que eu em Matemática e, se dizem que eu tenho de pagar x é porque eu tenho que pagar x, nem um cêntimo a mais, nem um cêntimo a menos (e mais nada!) E somos todos pessoas de bem, portanto... (somos?... se calhar estou a exagerar no plural.)
Pois como ia dizendo, senhor engenheiro (desculpe não usar maiúsculas, mas é para poupar um pouquinho mais), sou uma cidadã exemplar! (Já que ninguém me elogia...). Tão exemplar que até sei usar as novas tecnologias, estou prontíssima para a revolução (estava já cheia de saudades do 25 de Abril), ainda bem que se lembrou de a fazer agora. Apresento-me já nas primeiras fileiras, pronta a dar o corpo e a alma por tão nobre desígnio. Conte pois comigo: sei usar o correio electrónico, sei abrir e fechar o mesmo, deitá-lo fora, até sei o que é o spam! Veja lá o senhor engenheiro (mais uma vez as minhas desculpas), tudo o que eu sei! Sou até capaz de ligar o computador e de o desligar! Mas muito mais do que isso, estou inscrita há anos na página electrónica da DGCI! Entrego o IRS via internet, pois então... também sei que o senhor não esperaria de mim outra coisa, conhecendo-me como conhece...
E é por isso que eu estou muito aborrecida consigo e com o seu colega das finanças... É que estou mesmo muito aborrecida!
Passo a explicar porque não quero que o senhor fique com a impressão que eu estou aborrecida só para chatear! Eu sei que dei azo muitas vezes a que o senhor tenha pensamentos menos bons a meu respeito, mas olhe que eu sou uma rapariga da sua idade e portanto vivi o mesmo que o senhor (só com algumas dificuladezinhas a mais, mas isso é coisa de pouca monta e que não interessa nada agora - quem é que isto me faz lembrar?), portanto vamos ao que importa.
Tenho a honra de informar que tenho um pequeno veículo de quatro rodas, que uso assim quando recebo o subsídio de férias (ao preço a que a gasolina está, qualquer dia não sei conduzir!), e outras ocasiões especiais, o senhor sabe como é, a gente faz-lhe a vontade e poupa mais que pode para poder pagar tudo ao senhor Fisco.
Ora com já disse não gosto de dever nada ao Fisco (aos particulares vá que não vá, mas a ele não). Por isso, e como sou uma mulher do seu tempo e portanto deste nosso século XXI, tentei já uma dúzia de vezes, usar essa maravilhosa página do sítio das finanças (bem sei que site é mais chic, mas no fundo não passo de uma pobre, pobríssima proletária), sem êxito. Pedem-me muita desculpa mas, depois de me dizerem que já é possível pagar o imposto municipal de veículos, dizem-me que não é possível satisfazer o meu pedido! Lá vou ter que ir à tabacaria de novo...
Pois é com material assim que tenciona implementar a revolução tecnológica, o simplex, o que queira chamar-lhe?
Quero-lhe muito bem, senhor engenheiro, pois é um perfeito homem e ainda por cima usa esses fatos italianos que lhe assentam como uma luva... Bem sei que o seu perfil é dos piores que tenho visto em dias de minha vida, mas pronto, desde que se apresente de frente, fica muito bem quer na TV quer nos retratos... muito bem mesmo! E é por isso que estou aqui senhor engenheiro, para o prevenir de que alguém o anda a tramar pelas costas.
Vá por mim, veja quem são os sabotadores e quando eu puder pagar o selozinho no sítio aqui ao lado, por favor mande-me um aviso para a caixa de correio que os CTT criaram para mim, a seu pedido. Estou tão agradecida por não me ter esquecido senhor engenheiro... Até as lágrimas me enchem os olhos só de pensar nessa sua preocupação comigo e com os outros mais ou menos dez milhões de portugueses mal agradecidos deste país.
Bem haja! E fico então à espera do avisozinho (se não for dar muito trabalho!)

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho este e-mail um verdadeiro mimo ao nosso Primeiro, ele vai ficar muito grato!