28 junho, 2006

Corram-nos à pedrada!


Tenho tanto orgulho no meu país! Tanto orgulho que os meus olhos ficam rasos de água de cada vez que penso na sorte que tive, por ter nascido neste país tão pequenino, mas simpático, bem disposto, alegre...
Um país de gente bem disposta que adora dar entrevistas e marcar posições, para logo a seguir, quando se sentem acossados, voltarem com a palavra atrás e dizerem que usaram apenas "forças de expressão". Um país de brincalhões...
Vem isto a propósito da entrevista dada pelo senhor Fernando Ruas, presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses a uma rádio de Viseu, incitando os autarcas a "correrem à pedrada" os fiscais do Ministério do Ambiente. Disse-o por duas vezes que eu ouvisse, assim como disse que estava a medir bem as suas palavras.
Acontece que o meu coração ficou dividido, logo ali, como duas metades de uma mesma laranja, pobre de mim. Se por um lado a ideia de correr fiscais (sejam de que Ministério forem), à pedrada, me agrada imenso, (faz-me lembrar os bons tempos da padeira de Aljubarrota, ah isso é que eram bons tempos!), por outro, o meu coração confrange-se só de pensar nos homens (os tais fiscais) a correrem a sete pés das multidões de autarcas... Não conseguem ver o filme? Uma cena tipo Vitorino de Almeida, é assim que eu imagino isto (um dia destes ainda faço um pé de dança no cinema).
Gostei de o ouvir, senhor presidente dos autarcas deste país tão sossegadinho e à beira mar plantadinho... É assim mesmo. Esses senhores do Ambiente o que querem é chatear e evitar o desenvolvimento das autarquias. O que eles querem é mais uns cobres para encher os bolsos do Ministério das Finanças... tem toda a razão quando quer correr com essa cambada à pedrada. E tem toda a razão quando pede a união dos autarcas. Unidos vencerão!
Agora do que eu não gostei foi de o ouvir desdizer-se, quando o Ministro do Ambiente sugeriu que o senhor presidente apresentasse um pedido de desculpas. Não gostei de o ouvir dizer que foi apenas uma força de expressão! Não gostei... não lhe fica bem.
Porque no fundo, ao dizer que não disse o que disse, o senhor está a pedir desculpas, não de pé como um homem mas de gatas como um bicho... não qualquer bicho é evidente, que a maioria dos animais têm a espinha dorsal mais direitinha que a maioria dos homens (faço a gentileza, desta vez, de o incluir neste grupo).
Cá está mais um caso a incluir na história das lentilhas... o homem não quer perder o tachito, nem que para isso tenha que deixar de ser homem e passar a ser... um qualquer doméstico (excepção aos gatos, que esses por mais caseiros, mantêm a espinha direita, mesmo quando a arqueiam...)
Não pode é deixar de ser o presidente! E mais nada!!!!!

Sem comentários: