15 fevereiro, 2013

os escurinhos


estava na sala de espera de um hospital esperando ser chamada para a consulta. tirei o tablet da mochila e preparei-me para ler mais um conto on line da edição do dn. tinha escolhido um lugar que me pareceu mais sossegado mas logo percebi que tinha escolhido mal: ao meu lado um casal não muito jovem começou a conversar. alto o suficiente para me tirar a concentração necessária para continuar a ler e para me obrigar a ouvir a conversa. falavam de alguém que ao fim de muito tempo tinha conseguido alugar a casa. e aqui é que bateu o ponto. segundo o homem a casa tinha sido alugado a um casal de "escurinhos". esta terminologia que os supostos não racistas encontraram para falarem de pessoas de raça preta abala o meu sistema nervoso. não faltava a loura burra que se refere assim aos pretos e o sindicalista que falou assim do homem preto do fmi... tinha que ouvir o termo mais uma vez. pelos vistos é moda. deve ser como dizer "à séria". e a propósito se digo pretos e não negros é porque também digo brancos e não alvos.


(Foto do Jornal Público, on line)

Sem comentários: