21 maio, 2010

a minha notícia do dia

a noticia do dia que para mim é velha. os trabalhadores da segurança social serão os primeiros a serem chamados a fazer 45 horas semanais em picos de actividade num máximo de dois meses por ano e essas horas serão compensadas mais tarde quando for possível... esta é a notícia em traços gerais. não foi o correio da manhã que publicou a notícia. foi o jornal de negócios. para mim isto é importante. a ver. no meu local de trabalho de há uns tempos para cá todos os meses semanas e dias são picos de actividade. não me parece que nos seja dada a possibilidade de gozar mais tarde horas feitas em picos de actividade. o mal desta notícia é que todos sabemos que se está escrito que para tal é necessário o acordo do trabalhador também sabemos que é muito fácil pressionar os trabalhadores quer sejam ou não sindicalizados. o mal nestas coisas é abrir um precedente. e ele está aberto no sector privado logo também no público dada a convergência que tem vindo a ser feita entre os dois sectores. não sou contra esta convergência. estou contra o modo como tem vindo a ser feita. pega-se no pior do privado e aplica-se à administração publica. depois pega-se no pior da administração pública e aplica-se ao privado. porque é que a bitola é sempre medida por baixo? porque é que os senhores que deixaram portugal e a europa de rastos estão numa muito boa (tirando o bode expiatório do costume que foi preso) e quem paga as favas são os trabalhadores? em cinco anos a segurança social portuguesa perdeu 25% dos trabalhadores. gente com know how que faz muita falta. ninguém se lembrou de os incentivar a ficar. o que importa são os números. o trabalho aparece feito... ninguém parece interessado em saber se bem ou mal...

Sem comentários: