31 março, 2010

somos todos diferentes

santa ana de ereira é um centro de recuperação. ali estão pessoas geralmente velhas e doentes mas está também uma mulher de 42 anos que é autista e que gosta muito de comer. tanto que a chave da despensa teve que ser escondida porque os assaltos eram constantes. ao contrário de outros autistas que tenho conhecido esta mulher comunica à sua maneira. de vez em quando sai do seu estado de letargia em que abana a cabeça de um lado para o outro e olha ao seu redor. se alguém lhe agrada (é fácil agradar desde que se tenha algo que se coma) aproxima-se. e depois é muito simples. aproxima-se e começa a mexer nos cabelos da pessoa de quem gosta tal e qual como se estivesse a lavar o cabelo. acho que daria uma bela ajudante de cabeleireira. hoje esteve algum tempo entretida com o meu. abre um sorriso tão grande como ela quando a olho e é a maneira de me dizer que gosta de mim. também eu gosto muito daquela mulher enorme de quem quase toda a gente se afasta porque as assusta. e no entanto ela é um doce de pessoa. não consigo perceber este preconceito que as pessoas têm em relação às pessoas diferentes... afinal não somos todos diferentes? embora incomode muita gente continuarei a dar toda a minha atenção e mimo à mané. que à sua maneira é mais feliz que eu. ou sou eu que quero acreditar que é assim.

Sem comentários: