24 março, 2010

assim vai a cidadania por aqui


desço as escadas do metro na estação de entrecampos. à minha frente vai uma jovem mulher com dois filhos. a menina vai de mão dada com a mãe. o puto diz qualquer coisa à mãe e abre a braguilha e urina para a parede decorada de azulejos. fico chocada. é claro que este miúdo vai crescer pensando que é normal urinar em qualquer lado. afinal já não é assim tão pequeno. terá cerca de dez anos. e enquanto ele despeja a bexiga a mãe segue com a menina pela mão como se não tivesse nada que ver com o puto. quando termina o garoto corre para junto da mãe e da irmã. é então que reparo que ali mesmo ao meu lado está um funcionário do metro. se não me sentisse tão amorfa teria dado um raspanete aquela mulher que permitia ao filho um comportamento tão anti social. teria com certeza também pedido um livro de reclamações para relatar o comportamento do funcionário que tudo viu e permitiu sem sequer se dar ao trabalho de pestanejar. este tipo de comportamentos incomoda-me. como me incomoda assistir a gente cuspindo para o chão ou a deixar distraidamente cair um pedaço de papel ou de um saco para o chão como se não estivesse dando por isso. em compensação no cais do sodré vi o homem das calças de ganga ruças e cabelo grisalho amarrado num rabo de cavalo. curta compensação...

Sem comentários: