09 fevereiro, 2010

a minha religião é o homem

os portugueses são solidários. em geral e no particular. são solidários e generosos. tenho tido provas irrefutáveis disso. eu fechada na minha concha fechada sobre mim mesma e de repente percebo que quem me rodeia se preocupa comigo e isso dá-me vontade de voltar a ser pequenina e de repente gosto dos pequenos gestos de ternura de que cada um é capaz. nem que seja o facto de alguém incapaz de qualquer gesto alertar aqueles que sabe serem capazes de dar mais de si mesmos. são generosos e solidários. partem quando são chamados para os territórios mas incríveis e inóspitos. estão dispostos a passar provações para ajudar. se há um apelo pedindo sangue aí está toda a gente a oferecer-se. se é preciso um dador de medula basta que a história seja divulgada na televisão. de repente toda a gente está disposta a fazer os testes e a tornar-se dador de sangue ou de medula óssea. e se é preciso comprar uma cadeira especial para um paraplégico sem condições económicas em menos de um ápice a cadeira aparece. isto apesar da crise. mas são só os portugueses? creio que não. é por isso que a minha religião é o homem. porque acabo de ver gente no haiti a repartir... o que não tem! porque todos os dias vejo pequenos e grandes gestos que bem vistas as coisas valem exactamente o mesmo. uma fé imensa na humanidade.

Sem comentários: