29 dezembro, 2009

sorrisos

o homem não parava de reclamar em voz alta que os médicos ali no hospital eram todos uns sapateiros que quem não pode pagar um médico particular é uma desgraça que lhe receitavam seis comprimidos e só tomava um e eu pensando cá com os meus botões ainda não percebi porque vens aqui se não serve de nada será apenas porque te apetece sobrecarregar o sistema nacional de saúde ou chegas à consulta e diante do médico desfazes-te em mesuras como está senhor doutor passou bem o natal sim tomara que tenha um bom ano e por aí adiante. nisto um outro sujeito baixinho falava perto de mim com outro muito grande. eram doentes ali há muito tempo mas o médico que os atendia reformou-se e agora o pequeno tinha sido atendido por uma verdadeira "besta" que se tinha atrevido a perguntar-lhe assim logo de entrada o que o levava lá e segundo ele tinha respondido então o senhor não tem aí a minha ficha clínica como se isso fosse suficiente porque vejamos se ele ia lá pelo que estava na ficha não precisava com certeza de estar hoje ali naquela especialidade. já não sei como acabou por meter conversa comigo que não sou muito destas conversas de consultório. entretanto a pessoa que eu acompanhava foi chamada e levantei-me para a levar e ele disse-me já agora fico aqui para que a senhora me diga depois o que achou da besta. entrámos no consultório e constatei que a besta se tratava de um homem já de idade avançada mas ainda muito bonito e com um certo "chic" que deixou de ser comum nos homens pelo menos por aqui pelo burgo. a consulta correu lindamente o médico piscou-me várias vezes o olho enquanto sorria às queixas da paciente que não tinham nada a ver com a sua especialidade. lá ouviu as queixas da minha boca e mandou fazer os exames necessários. despediu-se de ambas com um sorriso e um aperto de mão tendo-se levantado da cadeira como um verdadeiro cavalheiro e não como a besta que o baixinho afirmava que ele era. e lá estava ele à espera para saber a minha opinião e ficou espantado quando eu disse que o senhor tinha sido muito simpático e tudo tinha corrido muito bem. a caminho de casa pensava que há pessoas que querem ser tratadas com simpatia sem mostrarem um sorriso. E foi o que mais aconteceu nesta consulta para além do acto médico. sorrisos.

Sem comentários: