25 novembro, 2009

quem aprende nunca esquece

não sei porquê assim de repente pus um pouco de lado os escritores latino americanos de quem gosto tanto. tirando o luis sepúlveda que não me esqueço nunca de ter por perto assim que me lembre o último que li foram as travessuras da menina má do llosa. durante anos fui devota de isabel allende e comprei tudo o que escrevia mas quando ela escreveu o primeiro livro infantil eu li e aquilo não me parecia isabel allende. e vai daí fui-me esquecendo que ela continuava a existir. acontece que na conversa com escritores do josé rodrigues dos santos lá estava ela aparentando muito menos idade do que a que realmente tem e a fazer do programa realmente uma conversa e não uma entrevista. afinal ambos são jornalistas e salvaguardadas as devidas distâncias com que um e outro são conhecidos pelo mundo a verdade é que ambos são escritores quero dizer pelo que li do josé ele escreve livros e pelo que li de isabel ela é escritora. melhor ele é escritor uma vez que escreve livros e ela é romancista uma vez que escreve romances. segundo contou começou a escrever como muita gente por solidão. e dor. a casa dos espíritos começou por ser uma carta para o seu avô. uma carta para que ele soubesse que ela não tinha esquecido nada do que ele lhe ensinara ou contara. é claro que a época e o sobrenome allende deram um empurrãozinho mas isso não tira nem um milímetro de beleza ao que escreveu. gostei muito deste programa. talvez ela devesse ser contratada para fazer um programa assim. porque o bichinho do jornalismo está lá e aquilo segundo dizem é como andar de bicicleta. quem aprende nunca esquece. e é pena que quem saiba tão bem não exerça.

Sem comentários: