01 novembro, 2009

o lado bom da crise

começa hoje a loucura consumista do natal. a partir de hoje as grandes superfícies estarão abertas mais tempo. não percebo muito bem a lógica mas é só porque eu sou um bocadinho burra. um bocadinho não. muito. muito burra. morena. mas burra. só ouço notícias sobre o baixo consumo e a maior poupança dos portugueses (julgo que será o mesmo por toda a europa) e digo cá para mim que tinha razão. na verdade esta crise tinha que ter um lado bom e esse foi o de abrir os olhos para a malta que gastava sem se dar conta. ouço dizer que as pessoas compram para se sentirem felizes. mas que felicidade é essa de juntar coisas que a maioria das vezes não servem para nada e outras vão substituir algo que funciona perfeitamente. porquê essas necessidade de mudar? não sei explicar mas faz-me confusão. eu que aprendi a viver com poucas coisas. cada vez tenho menos roupa e menos quinquilharia. malas e sapatos levaram outro destino faz anos. cheguei à conclusão que a certa altura da minha vida tinha muito mais do que poderia vir a usar por muitos anos que vivesse. e é por estas e por outras que ma faz confusão essa ilusão de felicidade que pode causar o consumo desenfreado. felizmente parece haver indicadores que nos dizem que as coisas estão a mudar. e mais uma vez se prova que tudo tem um lado bom.

Sem comentários: