26 outubro, 2009

parece que sim

ser católico ateu ou islamita não é defeito. é uma forma de estar na vida. juro que este assunto do saramgo tenho andado a evitar. como evitei com a maité. é que ouço tanto burburinho que acabo por pensar que não posso ficar na minha concha e fazer de conta que nada acontece. afinal as poucas pessoas que me seguem merecem-me tanto respeito quanto os milhares que seguem estes assuntos. começar por dizer que quer se goste ou não do escritor saramago (fique registado que eu gosto) há que admitir que o homem precisa tanto de levantar outra polémica com a igreja para vender livros como eu de sarna para me coçar. é perfeitamente idiota esta afirmação. quanto ao resto pois. polémicas à parte a bíblia no seu antigo testamento não são escrituras como muito bem afirma o meu amigo zé do mar mas oraturas. cada um lê e interpreta como quer. é assim uma espécie de quadro pós moderno daqueles completamente em branco e com um nome bonito? francamente não sei. há anos que me propus ler o tal livro mas há tanta coisa mais interessante no mercado que francamente... e afinal estar a ler um livro onde tanta gente meteu o bedelho e que provavelmente foi alterado e revisto milhares de vezes ao longo dos anos... para ser franca não me apetece. eu sei que devia. mas então. é uma preguiça que me dá. prefiro ler o antónio ou o joão lobo antunes. prefiro ler saramago. prefiro ler ana luisa amaral. prefiro ler tantas outras coisas que me falam do tempo que é meu. ter uma religião é acreditar em algo. estar ateu é acreditar em si mesmo e no homem. nada disto é suficientemente importante para levantar tanta polémica. afinal de contas muito piores foram as declarações do aníbal (essas sim bem graves) e dois dias depois já ninguém falava no assunto. será que saramago enquanto homem e figura pública é mais importante que o pr? parece que sim.

Sem comentários: