01 agosto, 2009

o dia de S. Jaume na balsa de piedra


há uma semana mais precisamente no dia 25 de Julho festejou-se o dia de S. Jaime ou S. Tiago ou Santiago ou simplesmente Iago. são todos uma e a mesma coisa. e se deste lado da jangada de pedra não damos importância a pequenos santos que fazem parte do calendário do outro lado na balsa de piedra festeja-se o dia do santo que é patrono do nosso nome. e foi assim que fui convidada para almoçar em casa de Jaume no dia 25. fez um belo arroz de peixe com gambas. por três vezes repeti a dose. para quem não sabe cozinhar não se sai nada mal na cozinha. e que bem sabe receber os amigos. sempre bem disposto apesar de uma vida que muitos de nós não aguentaria na sua boca existe sempre um "chiste" uma brincadeira uma anedota. e como gosta de imitar os portugueses a falar e que bem o faz. pois é. admirei-me por saber da existência desta tradição que desconheço se existe em alguma região do nosso lado da jangada. é que o festejam como se de um dia internacional se tratasse oferecendo presentes e fazendo telefonemas para quem tem o nome do santo. uma tradição que me pareceu bonita. claro que ainda que existisse por cá não seria eu a festejá-la. afinal não tenho qualquer pendor para tradições de origem religiosa. e de facto o que se passa na bela casa de Jaume é que ainda se agradece antes de cada refeição o alimento que se vai ingerir. coisa a que nunca tinha assistido sentada a uma mesa para comer. e no almoço de despedida creio que mesmo sem querer acompanhei os outros comensais no "ámen" depois de Jaume ter feito a oração. não o posso afirmar mas não me admiro que eu tenha feito uma vez que já me sentia completamente em família. que possas festejar por muitos anos este dia Jaume. e que recebas todas as graças que agradeces. porque as mereces. estou certa disso.

Sem comentários: