01 julho, 2009

nem tudo posso explicar


a semana passada li entre outros "crónicas do sul" de Luís Sepúlveda. gosto muito do Luís e do que escreve mas confesso que terminei o livro completamente exausta. é que a raiva posta no mesmo é tanta que ultrapassa todos os ódios de estimação que alguém possa manter. compreendo esta raiva olhando para o percurso deste chileno que adoptou a vizinha espanha para viver. foi a primeira vez que um livro de Luís me deixou neste estado. por isso logo a seguir li um Ondjaki e um Mia Couto. nada como os africanos para nos aliviarem o peso da vida. incluindo o peso de um livro repleto de raiva. que partilho em grande parte. o que se passou com pinochet foi mesmo uma vergonha e fiquei com a sensação de que afinal se podem cometer as maiores barbaridades neste mundo e sair praticamente impune. seja com for decidi voltar a ler Luís. só que desta vez num género que nele tanto admiro. os contos. "encontro de amor num país em guerra" reconcilia-me com a escrita maravilhosa deste maravilhoso chileno. e as viagens de comboio tornam-se demasiado curtas para a minha vontade de ler. não sei porque este livro que já não é recente me tinha escapado. eu que sempre me dediquei a bisbilhotar Luís nas prateleiras das livrarias nunca o tinha descoberto. afinal acabei por comprá-lo na última feira do livro de lisboa. coisas que não sei explicar.

Sem comentários: