24 junho, 2009

prosa de uma mulher cansada


estou cansada de ouvir palavras como despedimento colectivo lay off centro de emprego aumento de desemprego. estou cansada de ouvir palavras que me obrigam a ver cada vez mais famílias em dificuldades. estou cansada de ouvir os que têm trabalho queixarem-se de que têm trabalho demais. estou cansada de mim. cansada de não poder fazer nada. cansada de vir para aqui gritar a minha revolta quando já não posso mais fazer de conta que à minha volta tudo vai bem tudo cor de rosa tudo em paz. estou cansada de viver um país de faz de conta que estamos todos muito satisfeitos. que afinal todo o mundo se queixa do mesmo. e eu sei que é verdade. que todo o mundo se queixa mesmo. do mesmo. talvez fora da europa a crise não se faça sentir da mesma maneira. e depois se há os que não baixam os braços (que horror isto não tem nada a ver com os cartazes que vejo por lisboa todos os dias) também há quem entre em profundas depressões. e como posso não achar que quem se vê numa casa em que ninguém tem emprego se deixe afundar no desespero? e depois o que vejo? vejo também um povo que apesar de todos os pesares festeja os santos populares. ele foi o santo antónio de lisboa. ele foi o são joão do porto. ele são as festas de cada concelho (particularmente as do meu que parecem não ter fim). e ou é impressão minha ou há muito tempo que não via tanta gente pelas ruas a festejar. o quê? é o que eu me pergunto. o que festeja o povo português? provavelmente nada. provavelmente tenta apenas esquecer a amargura num copo de vinho tinto.

1 comentário:

seabra disse...

ja dizia o poeta, o melhor lugar do mundo e aqui e agora ...
releve a fraqueza, mas elogie o inconformismo, inclusive o nosso.
pois em verdade te digo ... aqui na terra estao jogando futebol, tem muito samba, muito choro e rock and roll, mas o que eu quero te dizer e que coisa aqui ta preta ... cor de rosa, amarelo, vermelho, verde, branco, azul e ate um cinzinha basico ... e a crise a brasileira.
suba em um banquinho, respire fundo e enxergue o mundo de cima ...
alem de tudo, as ferias estao chegando ...