23 maio, 2009

um dia útil


já tinha saudades de passar um dia sem pôr o nariz fora de casa. é verdade. a muita gente faz confusão este gozo que me dá gozar a minha casa. andar de um lado para o outro limpando e arrumando. curtir depois de tudo limpo um justo descanso. ah! e almoçar umas pataniscas com molho de tomate. aquelas coisas que raramente tenho oportunidade de fazer. hoje também devia ter saído eu sei. tinha coisas para fazer na rua mas deixei que a minha vontade se impusesse à obrigação. basta de compromissos. já basta a semana inteira. e também sentir o sabor de um fim de semana inteiro. já tinha saudades de ficar assim e fazer tudo com tempo. e fui ouvindo o senhor Zapatero e o José lá por bandas de Valência a fazer comício para as eleições europeias. o José a espanholar e Zapatero a não se dar ao trabalho e a falar em castelhano em Coimbra. é assim mesmo. cada um fala o que sabe. e se o que sabe é sobretudo a sua língua materna tá-se bem. afinal não somos assim cidadãos tão globais como o senhor do Vaticano. e sabes José. tu até podes desenrascar-te em castelhano mas a pronúncia só me faz lembrar que estás mesmo a falar espanholês. melhor não fazer figuras tristes. olha que os espanhóis entendem-te em português tal como nós os entendemos em espanhol. a prova disso é qie eu e a minha amiga Pilar nos comunicamos cada uma na sua língua e não nos enganamos. e também não fazemos figuras tristes. pois foi assim. o mar vi-o da minha janela. é por isso que nem sempre tenho que sair. porque o que me empurra para a rua pode ser visto daqui. da minha janela. no meu tempo que é quando.

Sem comentários: