21 fevereiro, 2009

para ladrões já basta os nossos!


e como a vida não se resume aos desafios do Filipe que de resto são cumpridos religiosamente logo por mim que tudo tenho de agnóstica vou contar aqui a estória dos assaltos dentro do BES de Entrecampos a quem vai levantar dinheiro e julga que está mais seguro dentro do que fora do Banco. o interessante é que são duas miúdas de leste sempre as mesmas que já toda agente viu excepto parece as câmaras de vigilância que deveriam supostamente estar a gravar e não gravam e a polícia que por muito que seja avisada não se vê por aquelas bandas. quando não havia por ali lojas de chineses os ciganos faziam negócio ali no meio da rua sobretudo à hora do almoço que era quando o pessoal saía dos serviços e aí a polícia não falhava. é claro que era a polícia municipal e essa não tem competência para prender duas miúdas que muito provavelmente terão um dia que ser repatriadas porque estão com certeza ilegais no país. e eu que sou a favor dos emigrantes não sou a favor de ladrões razão pela qual aplaudirei o dia em que isso eventualmente por uma grande casualidade e sorte dos pacatos cidadãos que frequentam aquela zona de Lisboa venha a acontecer. também há mais de um ano um sujeito que não fala por isso não sei de que país será está no parque de estacionamento de um pequeno supermercado a estender a mão. não digo que peça esmola porque não fala. se calhar o homem só quer um aperto de mão e eu que sou ruim acho que ele quer dinheiro. na verdade a única vez que me abordou postou-se de braços cruzados à minha frente enquanto eu arrumava um carrinho cheio de compras em sacos verdes que ia depositando no porta bagagens. deixou-se estar assim de pernas abertas e braços cruzados até que arrumei o último saco. de seguida estendeu a mão com a palma para cima. a minha indignação foi tanta que lhe chamei tudo menos querido. hoje lá estava ele como sempre. só que a mim já não pede coisa nenhuma. eu sei que trabalhar cansa. mas estar ali um dia inteiro não cansará ainda mais? provavelmente sim. mas muito mais provavelmente ganha-se melhor.

1 comentário:

Flip disse...


trabalhei 30 anos em Lisboa, gosto imenso da nossa capital, mas essa mendicidade é horrível, descaracteriza a cidade, descaracteriza-nos a nós mesmos, as entidades competentes nada fazem, e nós, cidadãos temos que suportar os malefícios não só do espaço Shengen e com o que daí resulta (falta de segurança por exemplo) mas também com uma mendicidade alheia (tou a recordar esses romenos, que ainda por cima parecem reivindicar esmola...), é um "cancro" na cidade e não só...
Hoje tenho a sensação (?) que eras tu no apredão, mas se te (?) vir novamente gritarei bem alto ó MÉÉÉÉ...
:-))