25 fevereiro, 2009

é por isso que "estemos" aqui


pois é. nós é por isso que "estemos" aqui. ouvi esta frase ao presidente da câmara de Mourão que explicou entre outras coisas que não é engenheiro. provavelmente se o fosse continuaria a dizer "estemos" aqui para trabalhar. eu até sou a favor da invenção da linguagem. eu até me dá de há uns tempos para cá para deixas as virgulas muito sossegadinhas a dormir e evitar letras maiúsculas para não gastar a tecla shift. a questão é que no meu trabalho diário tenho que usar vírgulas e escrever correctamente tanto ortográfica como gramaticalmente. faço o possível por ser clara nas mensagens que envio aos "clientes" (esta palavra é muito "chic" não é?), e não usar aquela lenga lenga oficial que as pessoas lêem e não entendem. o meu irmão que é professor de português pede-me sempre que lhe traduza as catas que recebe do Ministério das Finanças. Ele pura e simplesmente não conhece aquela linguagem. como é que se pode exigir ao comum dos mortais que perceba o que lhe pedem se é usada uma linguagem completamente absurda? pois eu estou no meu pleno direito de fazer de conta que não entendo o que o senhor presidente da câmara de Mourão quer dizer quando usa a palavra "estemos". não posso exigir que ele fale várias línguas ou sequer que as entenda. mas que fale em português correcto e claro acho que sim. pese o facto de não votar em Mourão... se votasse lá não votaria numa pessoa que não fala português. porque não há sequer o correcto ou o incorrecto. há uma língua que se chama português e que não pode ser mal tratada pelos dirigentes (ainda que sejam autarcas a quem não são exigidas quaisquer habilitações literárias o que de resto acho muito bem desde que façam bem o seu trabalho e falem português frente a uma câmara de televisão). mais uma vez Filipe desculpa lá mas o comboio de Porto Amboim não há meio de arrancar da estação...

1 comentário:

Flip disse...


esse autarca é um "cromo", um pseudo-regionalista ou então um pedaço de asno...
O Quimbas? Anda lá com a estória, põe lenha nisso
:-))
bj