22 janeiro, 2009

uma espécie de de desacordo ortográfico e umas coisitas mais


ora bem. sai-me na rifa um caluanda provocador mas um pouco ignorante dos dialectos da sua terra. eu bem sei que são muitos mano mas eu conheço Angola de uma ponta à outra. é por isso que sei coisas que os caluandas que não deixaram de ser "calcinhas" não sabem. usam apenas uma linguagem urbana rica sem dúvida e com palavras muitas vezes inventadas para enganar a policia. é claro que hoje a polícia as sabe todas e essas palavras já não enganam ninguém. mas antes de te explicar o que quer dizer pópia vou pedir-te que procures um cota um mais velho sabes... a ver se esse mais velho sabe tanto como eu. é que eu aprendi com o meu pai. e o meu pai ensinou-me tudo o que eu podia ter aprendido num jardim de infância. e é tudo o que precisamos de saber na vida. o que aprendemos no jardim de infância. quanto ao teu blogue sim gosto dele e não te surpreendas por eu não deixar comentários. é que eu sou assim uma espécie de bicho do mato e não é qualquer atrevidote que me põe a falar. e depois eu gostava de chegar ao teu blogue e VER o teu rosto e não essa espécie de disfarce com que apareces. como saber o que posso ler nos teus olhos se não os vejo... isto são coisas de uma mulher do mar que não se dá muito bem com as cidades. e há outra coisa que talvez possas resolver. é que o tempo de abertura da página é imenso. suponho que tenha a ver com o conteúdo. nem sempre se pode ter tudo mas devo confessar que vale a pena esperar um pouco mais para poder entrar em tua casa. os amigos que tenho "ganharam-me". tal como no Principezinho percebes? e quanto às ideias sim. tenho-as todos os dias várias vezes ao dia. é por isso que a maior parte das vezes quem escreve são os meus dedos. é que se eu me puser a pensar ponho a malta toda doida. a minha imaginação foi fertilizada pelas estórias terríveis que a minha avó materna me contava. eram tantas bruxas... é por isso que não acredito nos contos de fadas. aquele abraço querido caluanda. e olha para a margem direita do meu blogue a ver se descobres algo de novo.

2 comentários:

Flip disse...

pópia :-))) confesso desconhecer o significado, isso é termo lá do bailundo? ;-))) será paleio? atrevimento? Como dizíamos em Luanda, queres chamar-me de corista é? Diz lá então...Obg por dizeres que é lento a abrir, já removi algo do lado direito, e também acrescentei o teu Blog (vai lá ver, suspeito que és curiosa...). Obg por adicionares o meu modesto Blog na tua distinta lista e agradeço teres gostado, faço o possível :-) Quanto ao meu disfarce ora, do lado direito tou bem visível ... cegueta!!! :-) mas um dia destes coloco foto mais bonita vais até sonhar ó garina :-))) e deixa dizer que tou a gostar de te ter "encontrado". Posso deixar beijinho? Tá, então fica um (não sejas gulosa, ora) :-)))))

Flip disse...

ah, e falta dizer-te que também conheço a minha terra bem, não toda mas uma grande percentagem...um dia digo-te as fronteiras todas :-) e ainda que navego bem no meu blog e noutros ainda mais carregados, depende da tua velocidade na net ó calu do bairro do sambizanga :-))) mas mesmo assim reconheço que tinha lá bué de cenas que já limpei, tá leve intão, podes entrar mais rápido rápido :-)
deixo agora uma flor, qual gostas mais? :-)))