23 janeiro, 2009

tudo o que a Pilar me ensinou


conheci a madrilena Pilar Puebla há cerca de 10 anos. passou uns dias em minha casa e depois levá-mo-la a conhecer o litoral alentejano. a miúda tinha pouco mais de 20 anos mas já era uma romancista excelente. li "abuelo el cielo es gris". como explica Isabel Allende quando se escreve um romance convém falar de uma realidade que conhecemos. a Pilar na viagem de comboio na linha de cascais não despegou os seus belos olhos verdes do rio. eu falava com ela e ela absorta na contemplação daquilo que para ela era mesmo o mar. vivendo em Madrid só nas férias ia à praia embora tivesse família em Barcelona. lembro-me muito dela. sei que se dedica a fazer dobragens de programas para a televisão espanhola. deixámos de nos escrever perdemo-nos ela mudou de endereço deixou a casa dos pais e partiu. deixou o curso que estava a fazer de educação de infância (foi por isso que tive a sorte de a conhecer) largou tudo e fez de tudo um pouco. que eu saiba não editou o romance que me deu a ler. e é pena. porque é um bom romance. porque é real. porque mostra a Pilar sensível que existe dentro da Pilar independente aventureira. hoje lembrei-me mais dela. é que a Pilar ensinou-me que a meteorologia é sempre acertada. basta saber aceitar os dias de sol e os dias de chuva. é assim como aceitar a vida digo eu. com saudades da Pilar que nos revisitou com uma bela garrafa de vinho tinto como oferta e agradecimento pela hospitalidade. eu nunca terei como agradecer tudo o que a Pilar me ensinou...

3 comentários:

Flip disse...

pelo nome não consegues localizá-la? vá, põe esses serviços de informação a fazer qualquer coisa
:-)

Maria Eduarda disse...

Foi o que fiz ó das pópias... e descorbri que editou um romance com o nome a medida do amor. Pedi à editora que ela me contactasse. A ver se tenho sorte.
Bjs.

Flip disse...


não sei onde "viste" isso das pópias, deixa lá isso
:-)
espero que tenhas sorte