25 dezembro, 2008

falo-te do nosso natal mana velha


o teu neto mais novo tardou mas arrecadou como se costuma dizer. tanto tempo sem pronunciar uma palavra e eis que de repente se pôs a falar pelos cotovelos e correctamente. tal como tu segundo diz a mãe. seja como for aos 3 anos desmascarou o pai que se se quis fazer passar por pai natal. e deu uma lição aos irmãos mais velhos quando disse logo que aquele era o pai deles porque falava com a mesma voz e tinha as mesmas mãos. a princesa então puxou as barbas e viu que o irmão tinha razão. e foi assim que aos 3 anos descobriu a inverdade do pai natal. a verdade é que a tradição já não é o que era. acaba-se a magia e só os miúdos que querem mesmo acreditar em contos de fadas é que fazem os possíveis por manter a fé. eu tinha por volta dos 5 anos e foste tu e o mano que me contaram. por mim era o menino jesus que me deixava as prendas no chaminé. e até o vi uma noite fugir pela chaminé com os pezinhos sujos... provavelmente porque a chaminé não estava muito limpa... de qualquer modo foi um dia bem passado. faltavam os nossos mais novos. um porque a distancia assim o impõe e os outros porque é do feitio deles... mas este já lá vai. felizmente. amanhã retomo o trabalho com o sossego de uma cidade inteira para mim. como eu gosto destes dias... tu sabes mana velha. tenho saudades tuas do pai enfim. a avó também se ausentou neste dia há tantos anos. e eu sinto tantas saudades do tempo em que estávamos todos e a mãe tinha a cabeça boa... agora tu sabes. não está fácil. mas vou fazer os possíveis por ir levando... até quando puder.

Sem comentários: